10 frases que toda crespa está cansada de ouvir (e porque elas estão erradas)

/
/
10 frases que toda crespa está cansada de ouvir (e porque elas estão erradas)

Quem tem cabelos crespos sabe que uma simples ida ao supermercado pode se tornar uma experiência desconfortável/curiosa/surreal.

Isso acontece graças às pérolas que mulheres crespas escutam praticamente todos os dias a respeito dos seus cabelos.

Hoje, vamos compilar 10 destas frases (e algumas perguntas) que toda crespa está cansada de ouvir e, mais do que isso, vamos explicar por que elas estão erradas.

No final deste post, ainda vamos falar sobre um estudo que mostra o quanto os cabelos crespos podem ser um fator de ansiedade para mulheres negras, não deixe de conferir.

Frase #1: Cabelo crespo não é versátil

Já percebeu como muitas pessoas acham que versatilidade se resume a poder fazer um rabo de cavalo?

Cabelos crespos podem ser cortados de diversas formas e mais do que isso: existem diversas formas de estilizar os cabelos crespos.

Crespas podem apostar em penteados que valorizam a estrutura e o volume que cabelos do tipo 4 possuem naturalmente, além de poder brincar com o contraste entre partes trançadas e soltas, que dão a impressão de profundidades diferentes.

Antes de dizer que cabelo crespo não é versátil, busca algumas das obras de arte da Laetitia Ky… só uma dica! Também temos um post sobre tendências de corte para cabelos crespos, é só clicar aqui para ver que a versatilidade do cabelo crespo é real!

Frase #2: Cabelo crespo não pode ser descolorido (ou pior: cabelo crespo só fica bonito preto)

A síndrome da camaleão, aquela vontade louca de trocar a cor do cabelo todo mês, não escolhe textura de cabelo não, viu?

O Instagram está cheio de crespas coloridas (e multicoloridas também) pra provar que o cabelo crespo pode ser de absolutamente qualquer cor.

Em relação a impossibilidade de descoloração dos cabelos do tipo quatro, isso é apenas uma questão de buscar um bom profissional que fará a avaliação individual das condições de cada cabelo.

Fios crespos podem ser mais delicados e demandar etapas extras de cuidado na hora de descolorir, mas estes cuidados podem ser necessários em qualquer outra curvatura.

Frase #3: Gostava mais do seu cabelo quando… (era trançado, era mais curto, era alisado, era mais longo)

Quem passou pela transição, certamente, já ouviu de alguma pessoa próxima esse tipo de frase infame sobre preferir o cabelo deste ou daquele jeito.

Essa é a clássica frase que começa com “Posso confessar uma coisa pra você? Você não vai ficar chateada?”.

Dica: se você precisa garantir que a pessoa não vai ficar chateada antes de fazer a pergunta, talvez seja mais fácil garantir que ela não fique chateada mantendo as suas opiniões só para si.

A frase do título nem precisa de refutação porque já tem memes o suficiente, espalhados pelas redes sociais, e todos eles terminam do mesmo jeito (bastante satisfatório, por sinal): gostava mais de você quando sua boca estava fechada.

Frase #4: Como você faz para o seu cabelo ficar assim?

Não sei exatamente o que “assim” quer dizer, no contexto da construção dessa frase, mas é tão desconfortável quando as pessoas fazem perguntas deste tipo.

É como se a pessoa desconhecesse as diversas texturas que cabelos naturais podem ter, e que qualquer textura fora do padrão fosse “criada” de alguma forma.

Crespas têm sim uma série de técnicas de finalização que estimulam o formato natural dos seus cabelos, mas, em essência, não se “faz” nada diferente para “encrespar” o cabelo, ele já nasce assim: divo!

Frase #5: Por que você não alisa o seu cabelo, é mais fácil!

Essa é outra frase clássica de quem está pedindo para tomar um fora, não é?

“O cabelo é meu e eu faço o que eu quiser com ele”. 

Em especial quem fez transição, sabe que uma das dificuldades de manter os fios alisados é justamente a necessidade de retoques periódicos, que não são nada práticos.

Viver à base de escova e chapinha também não facilita a vida: ainda mais naqueles dias super quentes em que você, ainda por cima, está com a agenda apertada.

Cabelo alisado não é mais fácil não.

Frase #6: Eu te entendo… cuidar de cabelo natural é moleza

Hahaha… Entendemos que, para algumas pessoas, as frases cinco e seis podem ser contraditórias, mas não são.

Assim como cabelo alisado não é “mais fácil”, cabelo natural não que dizer, necessariamente, uma rotina livre de qualquer dificuldade.

Com o cabelo crespo, aos poucos, surgem outras preocupações, como o day after por exemplo (do qual falamos neste post com dicas, é só clicar).

Cabelo alisado não é mais fácil, mas isso não quer dizer que o cabelo natural não precise de cuidados.

Frase #7: Você não vai conseguir um emprego com um cabelo como esse

Não foi só você que escutou essa frase sobre seu cabelo crespo não.

Lupita Nyong’o falou disso em uma entrevista dada à Teen Vogue.

A atriz conta que já ouviu esse tipo de afirmação diversas vezes ao longo da vida e que este é um dos motivos pelos quais ela aparece em premiações e sessões de fotos com seu cabelo natural, além de esta ter sido uma das inspirações para Sulwe, o livro infantil que Lupita escreveu e que recebeu ilustrações de Vashti Harrison.

Frase #8: Nossa… Deve dar um trabalho pra lavar

Qual seria a dificuldade?

A higienização dos cabelos crespos pode demandar cuidados específicos mas… nada demais

No final das contas, cabelos crespos costumam ser lavados da mesma forma que todas as outras texturas: água, higienizador e massagem.

Frase #9: Esse cabelo é seu? Seu cabelo é de verdade ou é aplique?

Os cabelos crespos ficaram escondidos sob os alisamentos físicos e químicos durante tanto tempo que muitas pessoas parecem não acreditar que eles existam.

Perguntas assim não são incomuns e muitas pessoas acham que cabelos crespos, volumosos e longos, não podem crescer naturalmente em cabeças como os demais cabelos.

Mas, vamos ser sinceras… e se fosse aplique ou peruca? Qual a intenção de uma pergunta desse tipo?

Frase #10: Seu cabelo está na moda, né?

Desde o boom dos cabelos naturais muita gente aborda crespas e cacheadas com esse discurso.

Cabelo não é ombreira que a gente guardou no fundo do closet nos anos noventa esperando o comeback.

Cabelo é muito mais que estética, cabelo é identidade e ancestralidade.

Não transforme a natureza alheia em tendência.

Cabelo Natural e Saúde Mental

Em 2017, nos Estados Unidos, conduziu-se um experimento chamado The ‘Good Hair’ Study: Explicit and Implicit Attitudes Toward Black Women’s Hair (O estudo do “Cabelo Bom”: Atitudes Explícitas e Implícitas em Relação ao Cabelo de Mulheres Negras).

A pesquisa coletou impressões de mulheres negras e brancas sobre cabelos e os resultados mostram uma série de estereótipos em relação aos cabelos naturais de mulheres negras.

Entre as pessoas entrevistadas, as mulheres negras sentem-se mais ansiosas em relação ao seu cabelo do que as mulheres brancas.

Neste experimento, uma em cada cinco mulheres negras sente-se pressionada socialmente a alisar os fios para trabalhar e 29% dizem se preocupar muito com os cabelos (contra 16% das mulheres brancas entrevistadas no mesmo formato).

Perguntas ‘sem noção’ e comentários ‘estranhos’ não ajudam em nada, muito pelo contrário, só aumentam a insegurança e ansiedade de mulheres crespas em relação à inadequação dos seus cabelos.

Não seja essa pessoa.

Sabe de onde vieram estas informações?

Johnson, Alexis McGill; Godsil, Rachel; MacFarlane, Jessica; Tropp, Linda & Goff, Phillip Atiba. (2017). The ‘Good Hair’ Study: Explicit and Implicit Attitudes Toward Black Women’s Hair.

Park, Andrea (2007). Lupita Nyong’o Responds to Natural Hair Stereotypes in New Interview. Teen Vogue.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart