Escolhendo o Leave in Ideal para o Seu tipo de Cabelo

/
/
Escolhendo o Leave in Ideal para o Seu tipo de Cabelo

O termo leave in pode trazer algumas dúvidas quando falamos da finalização dos cabelos com textura.

No Brasil, existe a ideia de que creme para pentear é algo pesado e leave in é um produto mais leve, entretanto, isso é um mito.

Em inglês leave in pressupõe apenas que o produto deve ser deixado nos fios, ou seja, sua aplicação é feita sem enxágue.

Todo o finalizador sem enxágue é um leave in, independendo da sua textura, composição, fixação ou indicação de curvatura.

Por isso, hoje, vamos falar a respeito de produtos sem enxágue, ou leave ins, e discutir algumas características dos finalizadores para cabelos ondulados, cacheados e crespos.

Leave in para Qual Tipo de Cabelo?

É comum que produtos de finalização contem com tabelinhas de indicação de curvatura.

Mas, será que todas as onduladas querem a mesma coisa? Todas as cacheadas querem definição? Todas as crespas gostam de volume?

Mais importante do que olhar para a indicação de curvatura, é entender como seu cabelo se comporta com as diferentes classes de leave ins e focar no resultado que você procura.

As palavras usadas nos rótulos, para descrição do produto, podem ajudar a entender se o resultado prometido está dentro do que você busca para o seu cabelo.

Fique de Olho nas Pistas Oferecidas Pelo Marketing

Sabemos que é importantíssimo olhar para as composições de cosméticos, pois a parte mais importante do produto está descrita ali: o seu conteúdo.

Incentivamos este tipo de prática e até já escrevemos sobre alguns mitos para ficar de olho na hora de ler os rótulos de produtos de higiene e beleza.

Entretanto, como já discutimos anteriormente, é impossível saber o desempenho de um produto apenas através da listagem de ingredientes. Somente o formulador têm acesso às concentrações específicas das insumos usados, deixando bastante espaço para dúvidas de quem apenas lê a lista de substâncias usadas no produto.

Mas, marcas responsáveis dão algumas pistas de como o produto se comporta através dos termos usados para descrevê-lo, na tentativa de se comunicar com o seu público ideal.

Vamos dar uma olhadinha em algumas destas pistas?

Eu juro que não vou deixar seu cabelo pesado…

Os rótulos de cosméticos contam com espaços bastante limitados. A escolha dos termos usados na sua descrição precisa ser inteligente para comunicar muito, escrevendo pouco.

Palavras como suave, leve e delicado são indicativos de produtos menos oleosos, com agentes condicionantes em menor concentração e textura menos densa.

Em que tipos de cabelo um produto assim (suave, leve, delicado…) te faz pensar?

É quase automático associar as expressões destes rótulos com as necessidades específicas de cabelos finos, ralos, curtinhos… Curvaturas mais abertas também costumam se dar bem com fórmulas assim: levinhas.

Se você busca uma finalização que priorize o volume, em detrimento (muitas vezes) da definição, os produtos com expressões que remetem à leveza podem ser uma boa pedida!

Outros indicativos desse tipo de produto são as descrições literais de textura: sérum, água, fluído… todas estas descrições de texturas líquidas costumam ser usadas nas descrições de produtos suaves.

Ooh ooh-ô-oh Sou Pesadão, Pesadão-dão…

Depois de falarmos das texturas leves, vamos olhar para o outro extremo deste espectro: os cremes com textura mais oleosa.

O próprio uso da palavra creme costuma ser um indicativo de que o produto é mais “pesado”.

Outras expressões que podem indicar produtos assim são: manteiga, forte, nutritivo e super-alguma coisa (super concentrado, super hidratante, super definição…).

E um cremão assim, com essa cara de pesadão te faz pensar em que tipo de necessidades capilares?

De cara a gente pensa nos cabelos mais danificados, mas não é só isso não.

Produtos assim costumam ser formulados com concentração alta de agentes condicionantes, com emolientes mais oleosos e ricos em óleos e manteigas vegetais.

Estes ingredientes costumam deixar os fios mais “coladinhos” uns nos outros, o que ajuda muito em finalizações que dependem de fitas (como a fitagem estruturada) e com um peso extra, ideal também para quem tem o cabelo mais grosso.

Qual a Definição da Palavra “Definição”?

Quem busca por uma curvatura mais definida vai procurar algumas palavras-chave diferentes nos rótulos de finalizadores.

Os cremes mais densos (os pesadões, dos quais falamos acima) ajudam a definir a textura capilar, mas existe outro tipo de produto com ainda mais poder de definição.

São formulações com formadores de filme poderosos, que preservam a finalização dos fios mais próxima do formato que tinham enquanto estavam molhados e quase sempre é preciso “quebrar” o durinho depois de 100% secos.

Para encontrar este tipo de produto não é difícil, pois as expressões usadas são bastante claras: fixador, fixação, modelador, controle, definição.

As texturas aqui são quase sempre em gel e, às vezes, um híbrido de gel-creme. A primeira prioriza a fixação e a segunda textura costuma fixar deixando o resultado final mais macio.

Posso usar qualquer produto como leave in?

Às vezes, a gente gosta tanto de uma máscara ou de um condicionador que dá uma vontade de experimentar aquele queridinho sem enxágue.

Mas, do ponto de vista de segurança, essa nem sempre é uma boa ideia.

Existem máscaras e condicionadores multifuncionais cujo uso como leave in (ou seja, a aplicação sem enxágue) é indicado pelo fabricante. Estes produtos foram pensados para não oferecerem riscos quando não-exaguados.

Entretanto, quando você usa produtos que deixam clara a necessidade de enxágue como leave in, está fazendo isso por sua própria conta em risco. Se pararmos para pensar, estamos usando, por muitas horas, um produto que foi formulado para ficar em contato com os fios apenas por alguns minutos.

Quando for cuidar dos seus cabelos, tente, dentro do possível, respeitar a sugestão de aplicação, tempos de pausa e necessidade de enxágue.

Assim você garante a sua segurança e aproveita todas as vantagens que aquele produto pode oferecer sem se expor a riscos desnecessários.

Combinado?

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart