Cuidados com os cachos em tempos de pandemia

/
/
Cuidados com os cachos em tempos de pandemia

Um pouco a respeito do Coronavírus (e o que o seu cabelo tem a ver com isso)

A SARS-COV-2 (o vírus que causa a Covid-19), mostrou-se um desafio para a saúde pública, não apenas no Brasil, mas em torno do globo.

A ausência de uma vacina, o alto contágio e o fato de muitas pessoas nunca terem vivido uma situação pandêmica, fez do ano de 2020 uma verdadeira montanha russa.

Uma das principais formas de prevenção – e todos os meios de comunicação noticiaram isso desde o início da pandemia – tem a ver com a higienização das mãos. Mas, por quê?

Vem cá que a gente te explica por que lavar as mãos é importante no combate à Covid-19

A instrução de lavar as mãos com água + sabão tem a ver com a estrutura do vírus. Os coronavírus (“os” no plural porque estamos falando deles como uma família grande onde o SARS-COV-2 é apenas um representante) costumam ser encapsulados, ou seja, em torno deles existe uma capinha de gordura.

Pense em um copo engordurado, se a gente só passar água nele, vai ficar limpo? Não, né? Precisamos de um detergente para que a louça fique limpinha porque água e óleo são imiscíveis (não se misturam).

A instrução de lavar as mãos com água e sabão tem a ver com a capacidade que os tensoativos (as substâncias limpantes, detergentes, presentes nos produtos de higiene) tem de agir sobre as gorduras.

A água sozinha não “dá conta” de nos proteger da Covid-19, mas associada com um detergente (como os que estão presentes na fórmula de um sabão, sabonete ou sabonete líquido), a camada de gordura em torno do coronavírus é dissolvida e o vírus é inativado.

Limpeza adequada dos cabelos em tempos de pandemia

As informações a respeito de limpeza dos fios ainda são desencontradas. O que sabemos é que a higiene dos cabelos também é importante, já que o vírus pode sobrevivem em superfícies. mesmo fora do corpo.

Profissionais de saúde, pelo menos até o momento, são unânimes ao desaconselharem a lavagem com co wash, por considerarem insuficiente a assepsia oferecida pelos condicionadores de limpeza.

Shampoos com surfactantes aniônicos (sejam eles com ou sem sulfatos) parecem mais adequados para este momento. Isso se dá pela característica de interação e dissolução do envelope gorduroso em torno do vírus e alguns profissionais indicam exclusivamente o uso de produtos com sulfatos.

Alguns cuidados-extras podem ser tomados, ainda, durante o momento da lavagem:

  1. Quantidade de shampoo: Se você costuma usar só um pouquinho de produto para higienização do couro cabeludo, talvez nesse momento seja necessário aumentar essa quantidade para se sentir mais segura.
  2. Massageie: Essa é uma dica que não se restringe ao período de pandemia. A limpeza do couro-cabeludo depende de massagem. Ao aplicar o shampoo, use a parte macia dos dedos e massageie o couro cabeludo, espalhando o produto ao longo de toda a região.
  3. O tempo não é seu inimigo: Sabe aquela pausinha que você faz com o condicionador? Você pode implementá-la no momento da lavagem também. Desse jeito os surfactantes aniônicos ficam em contato com os fios por mais tempo. Sabe aquela regrinha de lavar as mãos cantando “parabéns pra você” duas vezes? A higiene do cabelo, neste momento, pode se beneficiar dessa regra também.
  4. Novos tempos, novos hábitos: Sabe aquela dica de não usar o shampoo no comprimento dos fios, concentrando a aplicação na raiz? Como a gente está mais preocupada com a saúde do que com o ressecamento, vamos flexibilizar essa “regrinha” por enquanto, certo? Use o shampoo no cabelo todo, viu? A repetição de aplicação do shampoo (que quase todo mundo pula) também pode ser uma medida extra nessa higienização.

Proteção física também ajuda viu?

Não é à toa que em ambientes hospitalares a touca faz parte dos equipamentos de proteção individual dos trabalhadores.

Você pode não se sentir à vontade indo ao supermercado com uma touquinha cirúrgica, mas… que tal proteger os fios com um lenço ou um turbante? Ao chegar da rua é só colocá-lo junto com a roupa para lavar.

O uso de tecidos para “embrulhar” o cabelo ainda ajuda a prevenir outra forma de contágio: tocar o rosto com as mãos sujas. Quando o vento bate e os cachos fazem cócegas no rosto, às vezes a gente coça por reflexo, sem perceber. se os cabelos estão bem presos, é uma chance a menos desse acidente acontecer, né?

Para os profissionais que trabalham em ambiente hospitalar, temos uma última dica para compartilhar: Se for possível, e isso lhe ajudar a se sentir mais segura, no momento da paramentação, use embaixo da touca de TNT (ou tecido) uma touquinha de plástico, assim você cria uma barreira menos permeável em volta dos fios.

Para finalizar: Toda higiene é necessária neste momento

Lavar as mãos, tomar banho, lavar os cabelos… todas essas ações têm impacto sobre a ameaça de contágio por SARS-COV-2.

Mas uma outra higiene também é importante para quem está em isolamento: a higiene mental.

O isolamento, o fluxo constante de notícias, os desdobramentos da pandemia podem causar uma série de sintomas psicológicos desagradáveis: ansiedade, melancolia, angústia.

Busque formas de praticar essa higiene mental:

  1. Limite o tempo em busca de notícias;
  2. Informe-se em fontes confiáveis e não-sensacionalistas;
  3. Procure formas de relaxar como a meditação, a ioga, o tai chi;
  4. Busque (ou mantenha) seu acompanhamento psicológico;
  5. Movimente-se: treine, dance, faça esteira, brinque com as crianças ou com os cachorros… Ponha os músculos para trabalhar;
  6. Não se pressione para “produzir mais” só porque está em casa.

É normal se sentir triste, cansada e desorientada nestas situações, mas se pudermos ajudar com uma palavra de estímulo, aí vai!

Essa pandemia vai passar e, se continuarmos nos prevenindo e estivermos atentas, podemos aprender lições preciosas no caminho.

Continue se cuidando!

Sabe de onde vieram essas informações?

Canejo Neta, Laura Maia Sampaio; Spencer, Maria Eduarda Valois; & Vieira, Vinicius Batista. (2020). Cuidando da Saúde Mental durante a Quarentena.

Iasc. (2020) Guia Preliminar: Como Lidar com os Aspectos Psicosociais e de Saúde Mental referentes ao surto de COVID-19. Tradução técnica para versão em português: Dr. Márcio Gagliato. Versão 1.5.

Kobayashi, Marcia Mayko . (2020). “Estamos esfolados…” – Frase de uma médica que atua na linha de frente no combate à pandemia do coronavírus. Surgical And Cosmetic Dermatology Vol 12 N° 2

Moryäner, Rainer. (2020). Coronavirus Cleaners: Do They Exist?. Bio-Circle Innovation.

Smith M.L., Gandolfi S., Coshall P.M., Rahman P.K. (2020) Biosurfactants: a Covid-19 perspective. Frontiers in Microbiology.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart