5 dicas para tratar os fios tingidos

/
/
5 dicas para tratar os fios tingidos

A tintura, como todo processo químico de transformação, acarreta em danos à fibra capilar. Além disso, quem tinge os cabelos, busca manter a cor viva e vibrante pelo máximo de tempo possível.

Tendo em mente estas duas necessidades – reparação de danos dos fios e manutenção da cor – que estratégias podem ser utilizadas para manter os cabelos tingidos bonitos e saudáveis?

O post de hoje vai explorar 5 dicas para manter a saúde dos fios tingidos.

1) Shampoo sem sulfato: menos dano, mais cor

Quando as técnicas conhecidas no Brasil como Low Poo e No Poo ainda estavam engatinhando, não era fácil encontrar shampoos liberados, aqueles sem detergentes agressivos.

A maioria dos poucos shampoos suaves que eram encontrados no mercado nacional eram justamente de linhas para proteção da cor.

Surfactantes não-sulfatados costumam oferecer uma lavagem mais suave e com isso se encaixam nas duas necessidades dos cabelos tingidos: 1. agridem menos a fibra do cabelo, que já está fragilizada pelo processo de coloração e; 2. desbotam menos os fios, pois têm uma capacidade de limpeza ligeiramente menor.

Por esse motivo, a primeira dica não poderia ser outra: para manter seus fios mais íntegros e preservar a cor viva e vibrante por mais tempo, aposte em um shampoo sem sulfato.

2) Ainda mais suave: o co wash como limpeza hiper-delicada

Quer lavar os cabelos com ainda mais suavidade? Se sua cor desbota com muita facilidade (é… estou falando com você, raposinha de plantão), a substituição do shampoo pelo co wash em algumas lavagens pode ser uma boa ideia.

O co wash e os condicionadores de limpeza (clique aqui para entender a diferença entre eles), podem ser aliados importantes para quem quer manter a cor por mais tempo.

Através de fórmulas limpantes feitas a partir de bases condicionantes é possível se livrar da oleosidade, poeira e suor sem a necessidade de usar um shampoo.

Se os shampoos com sulfato já são capazes de oferecer uma limpeza com menor desbote e mais suavidade, imagina o que um co wash pode fazer por um cabelo tingido?

Se você tem cabelo colorido e nunca experimentou co wash, sugerimos fazer uma experiência: alterne a lavagem que você já faz com seu shampoo com lavagens com co wash – seu cabelo e a duração da sua cor podem mudar bastante!

3) O sol não costuma ser gentil com cor nenhuma

Você já percebeu como a estampa daquele sofá que fica perto da janela está sumindo? Ou já notou que os quadros da varanda ou sacada parecem meio apagadinhos depois de um ano ou dois?

Os raios solares não são muito amigáveis com pigmentos em geral.

A cor natural dos cabelos sofre ação dos raios solares e com os pigmentos artificiais não é diferente: os raios UV são capazes de degradar essa cor, na verdade a cor é a primeira estrutura capilar a ser degradada quando os fios são expostos à luz solar.

Mas, como fazer para proteger a cor desse desbotamento?

Em especial quando estiver superexposta ao sol, use produtos com proteção solar ou, melhor ainda, proteções físicas como chapéus bem fechados ou turbantes feitos de tecidos com proteção UV, estas dicas já apareceram no post de influências do clima nos cabelos, leia mais dicas sobre este tema clicando aqui.

4) Acidificação para que te quero!

Um certo tipo de tratamento capilar tem ganhado o coração (e cabelos também, por que não?) de muitas mulheres brasileiras.

A acidificação, é um ritual que promete selar os fios através de faixas de pH levemente ácidas, pressionando as escamas dos fios, em um processo que chamamos popularmente de “fechar a cutícula”.

Os pigmentos de tinturas são depositados embaixo da cutícula, a parte mais externa dos cabelos. O processo de coloração depende de uma “abertura” prévia destas escamas e posterior “fechamento” para manter o pigmento dentro do fio.

A acidificação com um bom produto, formulado para esta finalidade, ajuda a manter as pequenas partículas coloridas dentro dos fios por mais tempo. Siga as instruções do rótulo do acidificante em relação ao tempo de pausa e frequência de aplicação para otimizar os resultados.

5) Tratamento 360º

Vamos retomar um ponto do qual falamos lá no início desta postagem? Químicas de transformação (sejam elas para mudança de textura, descoloração ou coloração) sempre acarretarão em algum tipo de dano.

Para contornar estes danos, sugerimos que sua rotina de tratamento conte com produtos com ingredientes hidratantes, nutritivos e reconstrutores.

Sabemos que você provavelmente pensou no Cronograma Capilar, mas essa não é a única alternativa e você pode entender um pouco mais sobre isso neste link.

Existem máscaras que já contam com ingredientes destas três etapas no mesmo produto, ou seja, com uma máscara só você pode hidro-nutri-reconstruir os seus cabelos, oferecendo em uma só dose o super-tratamento que os cabelos tingidos costumam precisar.

Mas, se você prefere separar as etapas, lembre-se de reforçar os cuidados um pouco antes do retoque da coloração e caprichar nas reconstruções e nutrições no pós-tintura.

Quantas coloridas você conhece?

Mais de um quarto da população brasileira, segundo pesquisa do instituto IBOPE, usa tintura capilar.

Se pararmos para pensar, isso significa que uma em cada quatro pessoas que conhecemos, provavelmente tem o cabelo tingido.

Pense nas quatro mulheres mais próximas de você. Alguma delas pinta o cabelo? Sim? Então aproveita para mandar estas cinco dicas para elas!

Dica boa é dica compartilhada!

Sabe de onde vieram estas informações?

Draelos, Z. D. (2006). Sunscreens and hair photoprotection. Dermatologic Clinics, 24(1), 81–84. https://doi.org/10.1016/j.det.2005.08.006

INMETRO in Oliveira, Ricardo A. G. de, Zanoni, Thalita B., Bessegato, Guilherme G., Oliveira, Danielle P., Umbuzeiro, Gisela A., & Zanoni, Maria Valnice B.. (2014). A química e toxicidade dos corantes de cabelo. Química Nova, 37(6), 1037-1046.

Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.

Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart