Manteiga de Karité – Você já ouviu falar deste ingrediente?

/
/
Manteiga de Karité – Você já ouviu falar deste ingrediente?

Você já viu um fruto de uma árvore chamada karité?

Você já parou para pensar em quantos ingredientes naturais usados no nosso dia-a-dia vêm de fontes que não conhecemos, muitas vezes até de outros continentes?

A manteiga de karité é uma destas substâncias que viajam quilômetros e mais quilômetros até chegar às fábricas de cosméticos que criam nossos produtos favoritos.

Esta substância é usada em produtos para a pele, lábios e cabelos. Muitas pessoas não sabem de onde este ingrediente oleoso vem, nem de que parte do karité é extraída a sua manteiga.

A porção oleosa do karité é obtida a partir das castanhas de uma árvore encontrada nas savanas africanas.

Trata-se de uma árvore resiliente e longeva. Ela sobrevive a um clima bastante hostil e pode viver séculos na natureza.

O karité é uma árvore importante para diversas culturas da região e possui um profundo valor na tradição local.

No post de hoje, vamos falar um pouquinho mais sobre a manteiga de karité e trazer informações sobre o seu uso em tratamentos para a pele e cabelos.

Por que as Pessoas chamam de ‘Manteiga de Karité’ e não de ‘Óleo de Karité’?

Você já parou para pensar sobre o motivo pelo qual algumas gorduras vegetais são chamadas de “óleos” e outras de “manteigas”?

É uma questão, especialmente, de textura.

Chamamos de manteigas vegetais as gorduras que ficam sólidas em temperaturas amenas. Mais especificamente aquelas que tem ponto de liquefação entre 20ºC e 40ºC – e costumam ser ricos em ácidos graxos saturados.

Já os óleos vegetais são aqueles cuja temperatura de liquefação está abaixo de 20°.

Por que a manteiga de karité é usada em cosméticos?

Uma das vantagens do uso da manteiga de karité em cosméticos tem a ver justamente com o sensorial que sua textura pode agregar às formulações de produtos para a pele e cabelos.

Por ser firme em temperatura ambiente, é comum que a manteiga de karité seja vendida em blocos sólidos.

Pode servir, por esse motivo, como base para produtos em stick ou barra (como hidratantes labiais) que derretem delicadamente ao entrarem em contato com a temperatura do corpo, deixando uma camada de óleo fininha para trás.

Em fórmulas emulsionadas, sua textura pode contribuir para deixas cremes mais grossos e pastosos.

Além disso, sua composição é rica em uma série de ingredientes benéficos tanto para os cabelos quanto para a pele.

A manteiga de karité têm uma composição riquíssima rica em ácidos graxos, precursores de vitaminas, triterpenos, fitoesteróis e muito mais.

Vamos falar de vantagens específicas do uso deste ingrediente nos cabelos e na pele?

Nos Cabelos, qual a Função da Manteiga de Karité?

Óleos vegetais ricos em ácidos graxos saturados e monoinsaturados (como é o caso da manteiga de karité) ajudam a repor lipídeos perdidos pelos fios.

Se levarmos em consideração somente os ácidos graxos da manteiga de karité, temos aproximadamente 16% deles saturados e mais de 45% de ácidos graxos monoinsaturados.

Estamos falando de um conteúdo oleoso rico em ácido linoleico, ácido alfa linolênico, ácido oleico, ácido palmítico e ácido esteárico.

Mais de 60% dos ácidos graxos da manteiga de karité podem ser absorvidos pelos fios, oferecendo o efeito conhecido como ‘nutrição’ por quem faz Cronograma Capilar.

A presença de ácidos graxo poli-insturados, aqueles que se depositam na parte externa dos fios, ao invés de penetrarem nas fibras dos cabelos, ajuda a proteger as escamas da cutícula.

Essa mesma característica confere à manteiga de karité a possibilidade de agir também como emoliente (você pode clicar aqui para entender tudo sobre este processo), bem como coadjuvante no processo de hidratação dos cabelos, em função do potencial para oclusão (que você pode entender melhor como isso se dá acessando este outro link).

Há materiais que sugerem que a manteiga de karité ajuda a restaurar o tecido do couro cabeludo e, consequentemente, ajuda na manutenção dos folículos capilares (os buraquinhos de onde emergem os fios de cabelo).

Os mesmos estudos costumam sugerir que a manteiga de karité pode estar associada à proliferação de células foliculares do couro cabeludo, o que pode impactar positivamente o crescimento acelerado de fios de cabelo saudáveis.

Manteiga de Karité para Cuidar da Pele

Como vimos acima, a manteiga de karité pode ter um efeito interessante na pele do couro cabeludo.

A notícia boa é que este ingrediente é super versátil e oferece benefícios para outras partes da pele também.

Além da ação emoliente (de amaciar o tecido ressecado), suas propriedades de formação de filme também podem ser usadas como aliadas nos cuidados com a pele no dia-a-dia.

A manteiga de karité pode ser usada na proteção da pele contra a desidratação comum em locais de temperatura muito baixa, em hidratantes de inverno – mais pesados e gordurosos.

Há estudos que sugerem também ação anti-inflamatória no uso tópico da manteiga de karité, além de relatos de melhora da aparência da pele seca e irritada.

Como Identificar a Manteiga de Karité em Cosméticos?

A nomenclatura usada, normalmente, nas listagens de ingredientes de cosméticos segue um padrão internacional chamado INCI.

As mesmas substâncias são listadas com um mesmo nome (ou nomes muito semelhantes) em rótulos em volta do mundo todo.

Para encontrar a manteiga de karité, é só buscar pelo nome científico da planta: Butyrospermum Parkii Butter ou Butyrospermum Parkii (Shea) Butter.

Você tinha ideia dos benefícios que a manteiga de karité pode oferecer aos seus cabelos? Ficou tentada a incorporar este ingrediente na sua rotina de cuidados? Conta pra gente aqui no campo de comentários!

Sabe de onde vieram estas informações?

Barve, K., & Dighe, A. (n.d.). The chemistry and applications of sustainable natural hair products. Retrieved February 5, 2018

Garrison, M., & Dayan, N. (2011). Formulating Cosmetics with Natural Oils, Fats, Butters, and Waxes. In Formulating, Packaging, and Marketing of Natural Cosmetic Products (pp. 213–238). John Wiley & Sons, Inc.

Michalun, M. V., & Dinardo, J. C. (2015). Skin Care and Cosmetic Ingredients Dictionary (4th ed.). Milady.

Thoistrup, T., Marckmann, P., Jespersen, J., & Sandstrom, B. (1994). Fat high in stearic acid favorably affects blood lipids and factor VII coagulant activity in comparison with fats high in palmitic acid or high in myristic and lauric acids13. The American Journal of Clinical Nutrition., 59, 371–377.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart