Rótulos de Cosméticos – Como ler as letras miúdas

/
/
Rótulos de Cosméticos – Como ler as letras miúdas

Muitas pessoas se perguntam como podem aprender a ler rótulos de produtos, de que forma podem saber mais a respeito dos ingredientes dos produtos que usam no dia-a-dia.

Aos poucos, estamos escrevendo posts aqui para te ajudar a entender um pouquinho mais sobre esse universo das substâncias usadas em produtos de higiene e beleza.

Na primeira parte desta série, falamos sobre alguns mitos, curiosidades e pegadinhas para você não se confundir na hora de se aventurar na leitura dos rótulos (se você não viu esse texto pode clicar aqui para ler).

Na primeira parte desta série, falamos sobre alguns mitos, curiosidades e pegadinhas para você não se confundir na hora de se aventurar na leitura dos rótulos (se você não viu esse texto pode clicar aqui para ler).

Hoje, vamos falar de outros aspectos importantes dessa leitura:

  1. a construção de uma relação de confiança entre quem fabrica e quem consome;
  2. entender que as fórmulas de produtos para cabelos e pele funcionam como sinergias;
  3. a onipresença do conceito de multifuncionalidade em formulações cosméticas e;
  4. a importância de buscar informações de fontes confiáveis

Informe-se sobre as marcas que você usa

Muitas (se não todas) as marcas que você consome têm perfis em redes sociais, você costuma segui-las?

As redes sociais se tornaram ferramentas importantes para que você conheça o DNA das empresas que fabricam os seus produtos favoritos.

É através desse posicionamento que você pode descobrir algumas pistas sobre os valores de cada marca.

Fique atenta à forma como ela se comunica e de que maneira suas perguntas são recebidas e respondidas.

A relação entre uma marca e suas consumidoras é como qualquer outro vínculo, precisa de tempo e confiança para se consolidar.

Nem todas as informações que buscamos podem ser encontradas no rótulo, algumas vezes somente o formulador saberá responder ao nosso questionamento.

Mas, você acreditaria em qualquer coisa que uma marca diz ou seu nível de confiança depende do relacionamento que você construiu com essa empresa?

Em Fórmulas de Cosméticos 1+1 pode ser 3

É importante entender que um produto é mais do que a soma de seus ingredientes.

Vamos pensar em um exemplo: a fórmula de um produto de finalização conta com uma série de ingredientes: agentes condicionantes, extratos e óleos vegetais, emolientes, conservantes, fragrância, etc…

Entre estes ingredientes estão o Panthenol e o Polyquaternium-68.

Se olho para estes ingredientes de forma isolada, chego a conclusão de que o produto oferece desembaraçamento, brilho e ótimo grau de fixação mesmo em ambientes úmidos – já que estas são as principais funções do Polyquaternium-68.

Pela presença do Panthenol podemos afirmar que o produto também é hidratante, já que este ingrediente higroscópico oferece essa capacidade de atração e retenção de umidade.

Mas o que ficou de fora dessa análise é o fato de que – em condições adequadas – o Panthenol e o Polyquaternium-68 formam ligações poliméricas entre si formando um filme ainda mais flexível do que o do Polyquaternium sozinho, oferecendo um visual super-definido e muito mais natural à finalização.

Temos as funções do primeiro ingrediente, as funções do segundo e as funções do encontro deles, por isso afirmamos – no início desse trecho que um mais um, quando falamos de formulação de produtos, pode ser igual a três.

Ingredientes Dificilmente têm uma Função só e uma Fórmula Inteligente é Pensada Levando isso em Consideração

Esse item parte de uma ideia semelhante à da seção anterior, mas aqui observaremos cada ingrediente individualmente.

Os ingredientes usados em formulações cosméticas normalmente têm mais de um efeito. O mesmo ingrediente pode agregar múltiplas funções, podendo atuar em diversas frentes de tratamento dos fios e outras funções de segurança da fórmula ao mesmo tempo.

Já que estamos falando bastante através de exemplos, hoje, vamos fazer isso neste trecho também.

Olha como isso é interessante: o Caprylyl Glycol é um destes ingredientes com mais de uma função.

Ele é um emoliente (saiba mais sobre essa classe de ingredientes clicando aqui) com toque mais sequinho, ou seja, traz para os cabelos um toque escorregadio sem deixar os fios com efeito molhado.

Mas ele não é só emoliente não… ele também auxilia a hidratação dos cabelos, pois forma um filme oclusivo sobre os cabelos, diminuindo a perda de água para o ambiente.

Você achou que ia ficar só nisso? Não é só isso não! O Caprylyl Glycol é um ótimo bactericida, agindo como parte do sistema de conservação de diversos produtos para a pele e para os cabelos.

Veja como é importante entender a multifuncionalidade dos ingredientes. Um mesmo ingredientes (como no exemplo acima) pode agir protegendo o produto, hidratando os cabelos e deixando-os mais macios.

Busque Informações em Lugares de Confiança

Você presta atenção nos sites em que você lê notícias? Se sente enganada quando cai naquele click bait?

Os conteúdos a respeito de beleza e bem-estar não estão livres de fake-news – muito pelo contrário!

O nicho de beleza, saúde e autocuidado está recheado de conteúdos tendenciosos, dados mal interpretados e “verdades” pouco questionadas.

Assim como todas as ideias que você consome, é interessante observar quais foram os materiais de apoio usados na construção daquele conteúdo, a validade dos pressupostos usados na construção daquela teoria e quais referências foram costuradas na produção daquele conhecimento.

Confie no seu sexto sentido e, sempre que ficar em dúvida a respeito deste tipo de material, questione quem o escreveu em busca dos esclarecimentos do que ficou nebuloso.

Mas, Então… Como Ler Rótulos de Cosméticos?

Quando nos debruçamos sobre a leitura de rótulos de quaisquer produtos, precisamos entender que nossa leitura será sempre parcial.

Isso não quer dizer que essa leitura seja dispensável ou desnecessária, ela é apenas incompleta – e é preciso ter consciência disso.

Com estas dicas (construção de confiança, ver a fórmula como mais que a soma dos ingredientes, entender a multifuncionalidade de cada ingrediente e a busca por fontes confiáveis de pesquisa), a sua leitura se tornará ainda mais aprofundada.

Sabe de onde vieram estas informações?

C. W. Lynde, MD, FRCPC(2001). Moisturizers: What They Are And How They Work. Vol. 06 nº 05. 

Heather Brannon (2014) Understanding Moisturizer Ingredients. Dermatology.About.Com

J. N. Kraft, BSc (Hons) and C. W. Lynde, MD, FRCPC (2005). Moisturizers: What They Are and a Practical Approach to Product Selection. Skin Therapy Letter vol. 10 nº 05.

Michalun, M. V., & Dinardo, J. C. (2015). Skin Care and Cosmetic Ingredients Dictionary (4th ed.). 

Milady. Surber C, Kottner J. (2016). Skin care products: What do they promise, what do they deliver, Journal of Tissue Viability

Signori, V. (2006). Polyquaternium-68 A Styling polymer with an unusual character. Cosmetic Science Technology.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart