Quem é Isabel Borges? + dicas de empreendedorismo e cuidados capilares

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Quem é Isabel Borges? + dicas de empreendedorismo e cuidados capilares

Você já conhece a Curly Care, já foi apresentada a todos os produtos da linha de cuidados capilares, mas… será que você conhece a mulher por trás dessa marca?

Isabel Borges é o nome por trás da Curly Care, a empreendedora que enxergou, em um mercado dominado pelo alisamento como padrão, a possibilidade de fazer diferente.

A Curly Care foi, para ela, a consequência de uma jornada (tanto profissional, quanto pessoal) dentro do universo dos cabelos com curvas.

Redescobrindo-se cacheada

Assim como muitas meninas, a Isabel, quando criança, não gostava do cabelo cacheado que estava ali, na sua cabeça.

Sem internet, sua mãe, que não tinha o cabelo cacheado, não sabia como cuidar do cabelo da filha. Desembaraçar era sempre um processo dolorido e as idas ao salão motivo de lembranças desagradáveis.

Assim que chegou à adolescência, bombardeada pelos padrões de beleza do final dos anos 90 e início dos anos 2000, Isabel decidiu alisar os fios.

Passou 10 anos fazendo química. Até que um bichinho de curiosidade (e problematização) começou a chamar sua atenção: como será que o meu cabelo seria hoje, se eu deixasse de alisar?

Isabel começou a transição quando pouquíssimos canais e blogs falavam a respeito desse processo. Nessa trajetória de se desconstruir (e de redescobrir-se cacheada), encontrou, em fóruns e grupos na internet, outras mulheres passando pela mesma jornada.

Os liberados: Como cuidar desse cabelo “novo”?

A busca por produtos adequados para cabelos cacheados aguçou a curiosidade de Isabel e, aos poucos, ela foi garimpando materiais mais aprofundados sobre técnicas de cuidados.

Ao mesmo tempo, ela comprava e testava produtos, muitas vezes importados, já que no Brasil as marcas lançavam poucas linhas para cabelos cacheados – e ainda menos opções sem sulfatos e sem petrolatos.

Isabel, como toda cacheada aprendendo a cuidar da sua curvatura, estava em busca de seus favoritos.

O olhar empreendedor da jovem vê nisso uma porta aberta, uma possibilidade de nicho inexplorado.

Se joga, então, de cabeça: nasce, nessa época, a Dermabox – loja online especializada em produtos para cabelos cacheados, naturais e nas técnicas de Low Poo e No Poo.

Curly Care: Os favoritos da Isabel

A Dermabox cresceu e com ela vieram projetos paralelos, dentro desse universo dos cabelos com textura:

  • uma distribuidora de cosméticos (a Lumos);
  • uma fábrica de artigos têxteis (chamada T.urban);
  • um salão de beleza focado em cabelos naturais (o Matri);
  • projetos de mentoria;

Mas, para Isabel, faltava algo… a busca pelos favoritos não tinha cessado.

Surge então a ideia de ter uma marca de produtos para cabelos com textura e, através dessa marca, formular os favoritos da Isabel.

Estava plantada a semente da Curly Care e, depois de uma gestação de mais de três anos, foi possível apresentá-la para você.

Deixamos abaixo, um espaço para Isabel falar, em primeira pessoa, sobre as lições tiradas das situações que ela viveu até aqui.

O que aprendi, sobre empreender e sobre o meu cabelo – por Isabel Borges

Na minha jornada pessoal, no trajeto de me descobrir poderosa com as minhas curvas, aprendi uma série de lições.

Não foi diferente no empreendedorismo. Abrir negócios, gerir empresas e trabalhar de forma criativa também passa por uma série de experiências.

Gostaria de dividir três destas experiências, que acredito serem aplicáveis, tanto no contexto dos cuidados capilares, quanto no dia-a-dia de quem está abrindo ou dirigindo o seu negócio.

1) Decidir e persistir: Coisas boas não nascem da noite para o dia

É comum a gente ver o desenho de uma lâmpada, em histórias em quadrinhos, para passar a ideia de que uma personagem teve uma ideia.

Mas, essa lâmpada precisa ser mantida acesa.

Todos os dias pessoas têm ótimas ideias.

Trabalhar para colocá-las em prática (buscar caminhos, adquirir conhecimento, formar networking) – essas são atitudes que materializam essas ideias no mundo.

A Curly Care nasceu de uma ideia, da noção de desenvolver produtos que fogem da mesmice e que solucionam desejos de cacheadas, crespas e onduladas – mas foi necessário muito trabalho para chegar no objetivo.

Nos cuidados capilares, pode ser parecido. Fazer fitagem é difícil! Mas eu posso correr atrás de bons materiais sobre o assunto, conversar com outras mulheres que sabem fitar e praticar, sempre que possível, até ficar craque!

2) Não se acomode – mire na excelência, mas não desanime com resultados imperfeitos

O perfeccionismo pode ser extremamente nocivo.

Melhor feito do que perfeito” pode ser uma atitude muito mais saudável, tanto nos negócios quanto nos cuidados com nossos cabelos.

Ao entregar um produto ou serviço, mire no excelente, se esforce para entregar o seu melhor, mas não se frustre se não ficar, de cara, do jeito que você imaginou: continue fazendo e se aperfeiçoando.

Cuidar do cabelo também é um exercício de constância. Os cuidados, mesmo em casa, precisam ser feitos. Máscara na prateleira não trata o cabelo de ninguém.

Não tem como cuidar do cabelo todo dia? Nem eu! Abuse dos tratamentos rápidos, com máscaras completas (H, N e R) e que não demoram para agir (dica, a Máscara Marshmallow da Curly Care tá na minha lista de favoritos).

3) Aprenda com os erros

Errar é humano, mas persistir no erro é… bem… você sabe!

Quando você tem um negócio, em especial quando você quer se tornar referência, é inevitável que erros aconteçam.

Quando isso ocorre no seu negócio, respire fundo e tente dissecar a situação para obter dela o máximo possível de lições, tentando evitá-las (sempre que possível) no futuro.

O mesmo pode se dizer a respeito dos cuidados com o seu cabelo: às vezes a gente exagera na quantidade de creme, dorme com o cabelo ´úmido, não enxágua direito o couro cabeludo… ninguém está imune ao erro. Importante é saber extrair dele lições valiosas.

Vamos colocar em prática?

Isabel nos deu dicas bem interessantes, tanto para quem quer cuidar dos cabelos, quanto para quem quer empreender em um negócio próprio.

Mas, conselhos assim só tem validade quando postos em prática.

Se você gostou de alguma destas dicas, tente incorporá-la no seu cotidiano, dica boa é aquela que a gente coloca em prática.

Você não acha?

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