5 dicas de cuidados com os fios – por Isabel Borges

/
/
5 dicas de cuidados com os fios – por Isabel Borges

Oi, eu sou Isabel Borges, fundadora e CEO da Curly Care.

Hoje, estou aqui para dar algumas dicas a respeito de cuidados com os cabelos.

Quando criança, eu tinha o cabelo cheio e bastante volumoso.

Um volume que eu não gostava, falei um pouco disso em uma entrevista que deu origem a um post com um pouco a respeito de mim, você pode clicar aqui para saber mais.

Passei muitos anos alisando os fios e, depois de enfrentar a transição, pude conhecer, novamente a minha textura natural.

Me descobri, então, cacheada, com fios finos e com uma tendência descomunal à formação de nós.

Isso me fez observar, estudar e buscar soluções para cuidar dos meus cabelos de forma suave e desembaraçante.

Outra questão importante é que eu amo mudar e isso se manifesta na minha relação com meus cabelos, em especial, nas mudanças de cor.

Fiquei pensando em quais dicas poderia oferecer para quem tem questões capilares parecidas com as minhas e listei cinco tópicos entre conselhos de higienização, tratamento e finalização.

Quer descobrir os segredos capilares que eu separei para você? Confira nos tópicos abaixo.

1) Não negligencie a higienização

Quando comecei a cuidar dos meus cabelos cacheados, percebi que ficamos muito preocupadas com a finalização, em função de um foco no resultado final.

Mas, é preciso entender que é no couro cabeludo que a magia acontece, e por isso a higienização é a base dos cuidados com os cabelos com textura.

Um dos maiores saltos que percebi na aparência e saúde dos meus cabelos foi quando passei a usar higienizadores liberados, no meu caso, especialmente bons higienizadores liberados para rotinas No Poo.

Falo de bons higienizadores, porque é preciso confiar na marca que fabrica esse tipo de produto, é preciso ter certeza que a fórmula seja adequada para o couro cabeludo e equilibrada para oferecer limpeza para o couro cabeludo sem ressecar os fios.

Foi por conta de tudo que eu vivi com o meu cabelo que a Curly Care tem hoje o No Spume.

Um higienizador que você pode chamar de co-wash ou de shampoo creme, com um fórmula que alia limpeza suave com ativos especialmente pensados para tratamento do couro cabeludo, como o extrato de babosa, proteína do arroz, óleo de melaleuca e mentol.

Mas, a limpeza não depende apenas da qualidade do produto. Quem aplica (seja em casa ou no salão) também precisa fazer sua parte: a massagem do couro cabeludo, durante a aplicação, é essencial: não dá para dispensar a ação mecânica.

Resumindo: seja com shampoo ou com produtos de limpeza suave, uma higienização de qualidade é indispensável.

2) Dê uma segunda chance para a acidificação

Tendo o cabelo colorido, sempre lia que a acidificação poderia ser um tratamento interessante para os meus fios.

Mas, as receitas caseiras que testei não me convenciam: o cheiro me incomodava, não percebia resultados. Enfim, essa acidificação caseira não conseguia me convencer.

Isso mudou muito depois de testar as versões finais da Acid C, o acidificante que desenvolvi para a Curly Care (e para mim também).

Então, se você nunca teve nenhuma experiência com produtos próprios para acidificação, vale a pena dar uma chance para esse tipo de tratamento.

3) Umectação: o poder dos óleos vegetais para o seu cabelo

Não é à toa que escolhi óleos vegetais como o óleo de coco, a manteiga de karité e o óleo de semente de uva para os produtos da Curly Care.

Óleos vegetais fazem parte da minha rotina de cuidados e as umectações noturnas são uma forma de cuidar intensamente do cabelo enquanto você dorme.

Meu segredo aqui é usar uma quantidade pequena de óleo: não precisa exagerar, em especial se você tem o cabelo mais fininho como o meu.

Se passar demais, pode ser difícil de tirar no dia seguinte e o resultado pode ficar pesado.

4) Volume – definição: um equilíbrio a ser descoberto

É interessante como, às vezes, a gente pensa em volume e definição como incompatíveis.

Eles estão, realmente, em extremos opostos, mas podemos ter um pouco de cada para chegar no formato que mais gostamos.

Pessoalmente, eu gosto de volume junto à raiz, mas com definição perceptível no comprimento e pontas.

Quando tenho mais tempo, consigo esse efeito através da fitagem, mas minha dica para você que quer um pouco mais de volume é trabalhar com mechas mais finas que, ao secarem, já estruturam um pouco mais de volume.

No final, não pode esquecer de jogar a cabeça pra baixo, soltar com a mão, chacoalhar bem a raiz, pra deixar tudo bem soltinho.

5) Pense no resultado que você gosta (e não no que outras pessoas esperam do seu cabelo)

Na hora de elaborar os finalizadores da Curly Care, não fiz nenhuma indicação de curvatura.

Isso porque eu acredito que cabe a cada pessoa decidir como se sente bonita, e de que forma pode mostrar o poder dos seus cabelos.

Eu, como falei antes, gosto de uma proporção de volume e definição em que o penteado fique mais estruturado, com uma raiz mais alta e pontas mais definidas.

Mas… vocês sabem que em casa de ferreiro, o espeto é de pau, né? Eu não sou muito habilidosa na finalização, mas aprendi (testando, no dia-a-dia) a finalização que me ajuda a ter esse resultado.

Segmento o cabelo em partes, aplico o produto em quantidade adequada (que também aprendi testando quantidades diferentes) e amasso o cabelo de baixo para cima para dar uma ativada.

Agora, quando quero uma finalização mais elaborada, eu vou ao Curly Space (loja conceito da Curly Care no Shopping Nova América, no Rio de Janeiro) e confio em mãos mais habilidosas que as minhas para deixar o cabelo do jeito que eu gosto.

Quer ver mais dicas das mulheres envolvidas no dia-a-dia da Cury Care?

Conte para a gente se você gostou desses cinco truques e o que você gostaria de ver no futuro aqui no nosso blog!

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart