Volume X Definição: por que não dá para ter os dois (e como conseguir cada um)

/
/
Volume X Definição: por que não dá para ter os dois (e como conseguir cada um)

Eu queria meu cabelo bem volumoso e bem definido! É o meu sonho!

Você já pode ter ouvido (ou até dito) essa frase, mas hoje a gente vai conversar sobre a incapacidade de se ter tudo que a gente quer – pelo menos ao mesmo tempo.

Por mais que você queira muito ter volume e definição, estas duas características são os dois opostos de uma linha.

É como se você estivesse em um caminho que começa na definição e termina no volume: quanto mais você caminha em direção ao volume, mais você se distancia da definição (e vice-versa).

Não dá para estar nos dois extremos de uma linha ao mesmo tempo e, por isso, é preciso fazer escolhas.

Mas, por que isso funciona dessa forma? No post de hoje, vamos explorar um pouco a mecânica do volume e da definição e, depois disso, vamos te dar várias dicas de como estimular cada um destes processos.

Por que eu perco volume ao buscar definição?

Você já parou para pensar no processo envolvido em definir os cachos? De que maneira forma-se o volume nos cabelos com textura?

Vamos começar falando do volume. Para criar a ilusão de um penteado mais cheio, cabelos com curvatura mais fechada usam o próprio formato dos fios em seu favor.

Já percebeu como um pacote de macarrão fusilli ocupa mais espaço na prateleira do que o spaguetti (por mais que ambos tenham o mesmo peso)?

Quanto mais separarmos os cachos um do outro, mais volume estamos criando, porque cada fio ocupará um determinado espaço. 

Mas, para discutirmos esse assunto, vamos precisar dar alguns spoilers das dicas de como conseguir uma curvatura mais definida que discutiremos abaixo.

A definição é extremamente dependente do processo de fitagem. Nas finalizações que usam a fitagem como parte do processo, os fios são juntados em “montinhos” que, com ajuda de produtos adequados, secam mais alinhados uns com os outros.

Com isso, é como se organizássemos os fios e vários deles fossem alinhados em uma mesma pilha e, assim, ocupassem menos espaço; menos volume no espaço.

O volume tem a ver com “bagunçar” os fios, colocá-los em oposição uns aos outros.

A definição, pelo contrário, tem a ver com “organizar” os fios, colocando-os em cooperação uns com os outros.

Dicas para definição dos cabelos cacheados, crespos e ondulados

Por mais que cada tipo de textura possa exigir estratégias específicas de finalização para estímulo da definição, algumas destas dicas podem ser aplicadas a todos os tipos de curvatura.

Podemos começar com a escolha do produto.

Finalizadores para estímulo de curvatura, normalmente, contam com inscrições que indicam esse tipo de função com derivações e sinônimos de verbos como: ativar, estimular, definir, etc…

As composições destes produtos, por sua vez, podem estimular ainda mais a curvatura quando são mais pesadas (ou “densas” – como algumas pessoas se referem), ou seja, aquelas fórmulas ricas em óleos vegetais.

A presença de ingredientes condicionantes (como Cetrimonium Chloride, Behentrimonium Chloride e Stearamidopropyl Dimethylamine) e formadores de filme (como o PVP e o Polyquaternium-68) também ajuda a formar fitas mais coesas, que resultam em cachos mais definidos.

Outra possibilidade de otimização da definição é a aplicação de produtos com proposta fixadora. Os representantes mais conhecidos deste tipo de produto são os produtos em gel, mas há fixadores em espuma, spray… O segredo está na fixação-extra oferecida por esse tipo de produto. É como se o finalizador juntasse as fitas e estimulasse a curvatura, enquanto o fixador fizesse esse formato durar por mais tempo.

Por fim, não existe definição sem um trabalho de finalização paciente. A fitagem é um processo demorado, e a fitagem para super-definição exige ainda mais tempo, calma e prática.

Dica extra: um difusor pode ajudar a secar os fios mais rápido e mantendo o máximo de definição, leia mais sobre os difusores neste post.

Dicas para volume: Cabelos Ondulados Cacheados e Crespos

Nas dicas de volume, cabelos cacheados e crespos podem se beneficiar de técnicas semelhantes, mas os cabelos com texturas mais abertas (como os ondulados) dificilmente conseguirão a mesma estrutura que possibilita a criação de volume.

A forma mais inteligente de conseguir volume nos cabelos ondulados é a partir de criação de textura. Finalizadores do tipo salt spray são uma alternativa de texturização do comprimento, mas podem não agradar porque podem deixar uma aparência sujinha.

Já em relação à raiz, os cabelos ondulados podem ser levantados com ajuda de pós volumizadores, que ajudam as raízes a criarem “corpo”. A desvantagem desse último método é que os fios ficam, quase sempre, ásperos e é desagradável passar os dedos entre os fios.

Já nas texturas que vão do cacheado ao crespo, o segredo do volume está em “destruir” a definição. Dividir cada cacho em dois já dá uma turbinada no volume.

Pentes garfo foram pensados justamente para separar os cachos junto à raiz. Quer volume? Consiga um pente garfo para ontem!

Se o difusor pode ajudar na definição, o oposto pode (certamente) turbinar o volume: use o secador de forma deliberada, secando os fios em todas as direções, preferencialmente com a cabeça inclinada para frente.

Quer dizer que cabelo volumoso e definido ao mesmo tempo não existe?

Se a gente pensar na metáfora que usamos no início desse post, fica fácil entender que não se trata da impossibilidade de ter volume + definição, mas da dificuldade de obter o máximo de ambos ao mesmo tempo.

Qualquer pessoa que viu cabelos como o da atriz Kirby Howell-Baptiste sabe que é possível ter cabelo volumoso e com algum nível de definição.

O que não é possível é obter o máximo destes dois efeitos ao mesmo tempo.

Lembre que seu cabelo é como uma estrada que vai da definição para o volume, quanto mais você se aproxima de um, mais se afasta do outro, mas entre um ponto e outro existem muitas possibilidades de integração.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart