Hidratantes e Umectantes: Será que eu entendi?

/
/
Hidratantes e Umectantes: Será que eu entendi?

Sabe aquelas palavras que a gente vê com frequência em peças de marketing de produtos cosméticos?

Shampoo Hidratante, Máscara Umectante, Hidratante Nutritivo…

Quantas destas expressões você acredita que explicam – de fato – a ação do produto anunciado?

No post de hoje, vamos falar sobre dois destes termos, mais especificamente sobre as palavras: hidratante e umectante.

O que significam estas expressões e qual o efeito que produtos com estas promessas podem oferecer.

Produtos Hidratantes ou Umectantes?

Por mais que os termos hidratante, umectante e emoliente sejam usados para descrever a ação de um produto, dificilmente um cosmético terá apenas uma destas ações.

Formulações de cosméticos têm ação em múltiplas frentes, justamente para entregar a melhor performance possível.

Shampoos, por exemplo, raramente são apenas produtos de limpeza. Higienizadores modernos contam com uma série de outras vantagens além da retirada de sujidades e gordura: ação antifrizz, antinós, hidratante, etc…

Por isso, os termos hidratante, umectante e emoliente são melhor empregados quando falamos de ingredientes, e não de produtos.

Umectação e Umectante são muito diferentes!

Por mais que a palavra Umectante remeta aos tratamentos de Umectação, estas palavras se referem à situações completamente diferentes.

O termo umectação é usado coloquialmente para falar dos tratamentos em que se embebe o couro cabeludo e cabelos com óleos por longos períodos.

O termo umectante, porém, é usado em cosmetologia e química para falar de outro processo, que não tem nada a ver com óleos.

Umectante, na verdade remete ao oposto dos óleos – a água – e você já vai entender o porquê.

O que são Ingredientes Umectantes?

Diferente do que conhecemos popularmente por tratamento de umectação, o termo umectante se refere a uma capacidade especial de interação entre uma substância e a água.

Umectantes são elementos capazes de atrair e aprisionar moléculas de água.

O Pantenol, por exemplo, é um dos umectantes mais usados na indústria de cosméticos e tem uma ótima capacidade umectante.

Alguns extratos vegetais também podem oferecer propriedades umectantes, o sumo das folhas da babosa, por exemplo, é um umectante natural amplamente utilizado nos cuidados capilares e falamos dela aqui neste link.

Alguns dos ingredientes umectantes que você encontra em nossos produtos são:

  1. Caprylyl Glycol
  2. Fructose
  3. Gluconolactone
  4. Glucose
  5. Glyceryl Stearate
  6. Propylene Glycol

Mas essa história de ingredientes umectantes serem capazes de capturar umidade não está te lembrando uma outra palavrinha… Hidratação talvez?

O que são Ingredientes Hidratantes?

Hidratação é um dos termos que o marketing mais usa para descrever cosméticos capilares, você já percebeu?

Mas, o que é um agente hidratante?

Hidratação é a capacidade que uma substância têm de umedecer uma estrutura.

No caso dos cabelos, ingredientes hidratantes são aqueles que trazem mais umidade para as fibras capilares que, por serem estruturas mortas, dependem de agentes externos para hidratá-las.

Os umectantes são ingredientes capazes de oferecer essa hidratação, ou seja: a hidratação pode ocorrer através do uso de ingredientes umectantes como o pantenol e o extrato de babosa.

Outra forma de hidratação se dá através da oclusão.

O que é Oclusão?

A oclusão é um processo através do qual um fino filme é produzido sobre uma superfície.

Nos cosméticos, essa película ajuda a “prender” a umidade presente na fibra do cabelo (ou no interior da pele), diminuindo a quantidade de umidade perdida para o ambiente.

No processo de oclusão podem ser usados ingredientes formadores de filmes.

Formadores de filmes poliméricos podem oferecer algum grau de oclusão que ajuda a reduzir a evaporação da água presente nos fios.

Já falamos das propriedade formadoras de filme dos silicones, estas substâncias também podem oferecer esse efeito de hidratação por oclusão.

Outra possibilidade é o uso de óleos vegetais ricos em ácidos graxos poli-insaturados, como o óleo de semente de uva, por exemplo.

Todos estes exemplos são de ingredientes que funcionam depositando-se na parte de fora dos fios, formando esse filme que pode diminuir a perda de água e manter o cabelo (ou pele) mais hidratado.

Entre os formadores de filme encontrados nos nossos produtos podemos destacar a Caesalpinia Spinosa Gum (um oclusivo, formador de filme, de origem vegetal) e o Polyquaternium-7 (formador de filme, agente condicionante e redutor de frizz).

Prepare-se para uma surpresa: Formadores de filme Umectantes

Se a gente te dissesse que existem ingredientes que formam películas em torno dos fios e que – além dessa formação de filme – ainda têm a capacidade de atrair e prender umidade, você acreditaria?

Pois acredite! Aqui, o melhor de dois mundos existe e a gente correu atrás dele para trazer essa tecnologia para mais perto de você.

O extrato de babosa (que você encontra nos rótulos como Aloe Barbadensis Leaf Extract) é um destes casos.

Sua composição rica em glicoproteínas e polissacarídeos forma finos filmes umectantes sobre os fios. Essa película age em duas frentes: atrai umidade por um processo de umectação e depois dificulta que essa água evapore por um processo de oclusão.

A combinação de outros dois ingredientes tem um efeito semelhante.

O polímero Polyquaternium-68 pode formar filmes sobre os fios sozinho, mas se a fórmula em questão tiver Panthenol, o filme será formado agregando ambas as substâncias.

O efeito será semelhante: a formação de um filme polimérico capaz de atrair e prender umidade (respectivamente um filme umectante e oclusivo).

O que é melhor para ter o cabelo hidratado? Ingredientes Oclusivos ou Umectantes?

Lembra que discutimos no início desse post que cosméticos são formulados hoje para terem múltiplos efeitos sobre os fios?

Partindo dessa premissa, não poderíamos responder de forma diferente à pergunta sobre qual seria a melhor classe de ingredientes para hidratação: oclusivos ou umectantes.

Por que escolher apenas um processo para hidratação se podemos aliar os dois?

Escolhemos juntar os dois mundos, adicionando aos nossos produtos ingredientes umectantes e oclusivos.

Agora que você aprendeu mais sobre a hidratação dos cabelos, o que você vai fazer com essas informações?

Sabe de onde vieram estas informações?

Draelos, Z. D. (2005). Hair care : an illustrated dermatologic handbook. Taylor & Francis..

Reynolds, T., & Dweck, A. C. (1999). Aloe vera leaf gel: A review update. In Journal of Ethnopharmacology (Vol. 68, Issues 1–3, pp. 3–37). Elsevier

Signori, V. (2006). Polyquaternium-68 A Styling polymer with an unusual character. Cosmetic Science Technology.

Tobin, D. J. (2005). Hair in toxicology : an important bio-monitor. Royal Society of Chemistry.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart