6 coisas que uma crespa não quer ouvir em um salão
VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR QUE O QUE VOCÊ FALA, COMO PROFISSIONAL DE BELEZA, GANHA IMPORTÂNCIA POR CONTA DA AUTORIDADE QUE UM ESPECIALISTA TEM?
Por conta do peso do que dizemos é que se torna essencial ter cuidado com a reprodução de estereótipos, mitos e ofensas às nossas clientes. Vamos conhecer alguns destes deslizes, para evitá-los?
1) Não use expressões grosseiras
Durante muito tempo, os cabelos com textura foram associados com palavras pejorativas.
Nunca utilize este tipo de expressão para se referir à textura do cabelo de suas clientes.
Palavras como duro, armado e ruim são alguns exemplos destes termos cruéis e ofensivos.
Em nenhuma circunstância utilize este tipo de adjetivo para descrever as características dos cabelos das suas clientes crespas.
Estes descritivos estão fortemente associados a ideias racistas.
Especialmente por este motivo, estas expressões não devem fazer parte do vocabulário de um espaço especializado em cabelos com textura.
2) “Eu não sei fazer esse cabelo”
Ninguém é obrigado a saber tudo, assim como nenhum profissional domina todas as técnicas de corte e finalização.
Entretanto, há diferentes formas de comunicar que você não está habilitada a oferecer um serviço para uma cliente.
Qual das frases abaixo você acha que uma cliente preferiria ouvir?
- Eu não sei fazer esse cabelo
- Tenho uma colega que é especialista em cabelos crespos, deixa eu te apresentar ela
Dependendo do tom que você usa, sua cliente pode sentir que o cabelo dela é difícil, trabalhoso ou exótico – e um profissional quer que suas clientes sintam o oposto disso, não é mesmo?
3) “É moda agora, né?”
Por mais que haja um movimento de quebra de padrões dentro da indústria da moda, para muitas clientes trata-se de uma escolha que vai além da tendência.
Ao passar pela transição capilar, muitas mulheres têm experiências profundas de transformação.
Justamente por essa conexão entre a mudança exterior (cabelo) e as mudanças internas (psicológicas e de valores, por exemplo) que rotular o cabelo crespo de sua cliente como “moda” pode não soar bem.
4) Você não prefere alisar?
Muitos profissionais têm o costume de oferecer serviços para aumentar o faturamento do salão, isso é uma prática comum e muito inteligente, do ponto de vista do seu negócio.
Entretanto, pode soar ofensivo oferecer um alisamento para quem lida com preconceitos todos os dias em função da textura do seu cabelo.
Melhor não correr o risco de se indispor com sua cliente crespa. Você pode oferecer outros serviços: acidificação, tratamentos, tranças, penteados, coloração…
5) Oferecer secagem só com escova
Em que ano estamos? 2001?!
Se seu salão não tem um difusor (seja ele de torre ou de acoplar), você pre-ci-sa dar conta disso o quanto antes.
Suas clientes de cabelos ondulados, cacheados e crespos dificilmente vão querer escovar o cabelo depois do corte.
Se você não seca sem fazer escova… o que vai oferecer para estas clientes? Mandá-las para casa com o cabelo molhado?
6) Todo mundo sabe que…
Muito cuidado com a bolha que você vive…
Às vezes, a gente fala tanto com pessoas que pensam como nós que esquecemos que aquilo que é óbvio para o especialista em cachos nem sempre é óbvio para a cliente cacheada.
Evite usar termos “técnicos” (por exemplo: big chop, scab hair, day after, fitagem…) sem se certificar de que sua cliente entende o que eles querem dizer.
Não presuma que sua cliente sabe. O óbvio precisa ser dito.
Atualize-se
A educação continuada anda de mãos dadas com o sucesso dos profissionais de beleza.
Faça cursos de atualização, acompanhe profissionais de renome nas redes sociais, leia e pesquise sobre novas técnicas e tendências.
Seu salão pode estar perdendo oportunidades se você não se atualizar.
Reciclar seu conhecimento e aprender novas técnicas são essenciais para alavancar o seu negócio.
Associar-se com uma marca de produtos especializados como a Curly Care também faz toda a diferença.
Quer aparecer no site da Curly Care? Entre em contato com a gente através do e-mail comercial@curlycare.com.br. Converse com nossa equipe e descubra como firmar essa parceria.