6 Erros que Levam as Pessoas a Desistirem do Low Poo
Quem mergulha no mundo dos cuidados capilares, em especial dos cabelos com textura, certamente já ouviu falar de Low Poo.
O Low Poo é uma técnica de cuidados capilares baseada na substituição dos shampoos com sulfato por shampoos mais suaves.
Os detergentes usados em shampoos tradicionais podem ser bastante agressivos para os cabelos, deixando-os ressecados, quebradiços e sem brilho.
Os shampoos liberados para Low Poo são formulados com detergentes mais suaves, reduzindo o dano e oferecendo uma limpeza suave que preserva a oleosidade natural que mantém a saúde dos fios.
Mas, por motivos diversos, algumas pessoas experiementam o Low Poo e desistem.
Hoje, vamos falar de 6 erros que as pessoas cometem quando entram no Low Poo e que fazem com que elas desistam da técnica.
Expectativas irreais
Muitas vezes, quando acompanhamos a jornada de outras pessoas, podemos nos deparar com fotos de antes e depois bastante surpreendentes.
Isso faz com que algumas pessoas achem que a técnica Low Poo pode funcionar da mesma forma para todo mundo.
A textura (a formato de cacho, a curvatura do seu cabelo…) dificilmente sofrerá mudanças drásticas e muitas pessoas acham que o Low Poo pode deixar qualquer cabelo igual ao da influenciadora A, B ou C.
O Low Poo pode ajudar muito no ressecamento e integridade dos fios, mas isso se dá de forma diferente para cada um e a diferença entre o antes e depois pode ser menor do que a pessoa espera.
Esperar uma transformação imediata
Paciência é uma virtude e convenhamos… como é difícil ter paciência para tranformações do cabelo.
Quem já fez projeto Rapunzel ou passou pela transição sabe que o tempo parece não passar.
Com o Low Poo também é preciso ter paciência.
Isso porque os danos que os fios sofreram com shampoos com sulfato são permanentes.
A substituição do shampoo com sulfato por um shampoo liberado não “apaga” os danos que o cabelo ja tem. Para remediar esses prejuízos é necessário investir em hidratação + nutrição + reconstrução.
Se preocupar somente com o que o produto “não tem”
Ao fazer Low Poo, as pessoas passam a olhar para a composição dos produtos em busca dos ingredientes “proibidos”, já que é preciso evitar sulfatos e petrolatos nesta técnica.
Mas, será que não estamos esquecendo de olhar para o que a fórmula oferece?
Podemos ficar tão preocupados com o que o produto não pode ter que deixamos de olhar para uma parte importante: quais são os ativos que a fórmula oferece e o que eles podem fazer pelos fios.
Negligenciar a higienização
Ao substituir o shampoo com sulfato por alternativas mais suaves de limpeza, é preciso reaprender a lavar o cabelo.
Isso se dá porque o processo de limpeza com shampoo sem sulfato ou co wash envolve algumas mudanças na aplicação.
É preciso um tempo extra de massagem, por exemplo. Lavar o cabelo com co wash da mesma forma que se aplica shampoo com sulfato não dá certo.
É preciso dedicar um pouco de tempo para reprender algumas coisas quando se entra no Low Poo, trocar os produtos sem mudar os hábitos é uma receita para o desastre
Acúmulo de resíduos – Build up
Algumas pessoas, depois de certo tempo praticando Low Poo começam a estranhar o próprio cabelo.
Os fios ficam estranhos e alguns sinais devem servir como alerta para a possibilidade de build up: frizz, aparência oleosa e sem brilho, toque ressecado, textura sem definição, produtos potentes não fazem efeito, pontas espigadas e enozadas.
Build up é um acúmulo de determinadas substâncias na superfície dos cabelos. O build up pode ser uma consequência direta do item que discutimos mais acima: uma higinização feita de forma apressada e/ou inadequada.
Por não saberem o que é build up e que o tratamento dessa condição consiste em uma limpeza mais eficiente, de forma pontual, muitas pessoas acabam desistindo do Low Poo.
Busca por produtos Profissionais
Low Poo e No Poo são técnicas bastante difundidas entre mulheres com cabelo com textura.
Existem diversas opções de produtos liberados de marcas homecare, aqueles produtos para o dia-a-dia.
Estes produtos são livres de sulfatos e petrolatos mas, muitas vezes, deixam a desejar quando se está em busca de um tratamento poderoso.
Por algum motivo, não é fácil encontrar linhas profissionais de cuidados capilares 100% liberados.
A Curly Care também nasceu desse desejo de criar uma marca de alta performance, com produtos adequados para o uso profissional, mas à mão de quem quer ter à sua disposição, em casa, produtos com fórmulas de ponta.
Os produtos Curly Care são veganos e 100% liberados para Low Poo. Todas as fórmulas (com exceção do shampoo Spume) também são liberadas para a técnica No Poo.
Só Cacheadas podem fazer Low Poo?
Talvez esse seja um dos maiores mitos em relação às técnicas Low Poo e No Poo.
Muitas pessoas acham que as técnicas só podem ser feitas por quem tem cabelo cacheado, o que não é verdade.
Qualquer cabelo com textura, incluindo onduladas e crespas, pode se beneficiar da substituição dos shampoos por alternativas mais suaves e dos demais produtos por versões liberadas.
Há, inclusive, muitas mulheres de cabelo liso que fazem Low Poo e se dão super-bem com os resultados dessa técnica.
Isso quer dizer que o Low Poo vai dar certo em absolutamente todas as crespas, onduladas e cacheadas? Não! Mas é importante ficar de olho nos erros acima, para garantir que você não está desistindo do Low Poo antes da hora.