7 mitos sobre cabelos com textura

/
/
7 mitos sobre cabelos com textura

Quando falamos de cabelos cacheados, crespos e ondulados, é comum que muitos equívocos sejam propagados.

Estas informações incorretas não têm origem única, pelo contrário, costumam ser uma soma de desinformação, distorção de informações, generalizações incorretas e repetição de padrões sociais.

Que tal a gente desconstruir hoje alguns destes mitos sobre cabelos com textura?

Separamos, hoje, sete destas fake news sobre cabelos com textura, falando um pouco a respeito do motivos pelos quais cada uma destas informações é falsa.

Está curiosa para saber mais sobre esses 7 mitos sobre cabelos crespos, cacheados e ondulados?

Vem com a gente quebrar padrões e estereótipos e descobrir a verdade sobre nossas curvas.

1) Cabelo com textura tem sempre fios grossos

Já começamos com polêmica, né?

Você já ouviu alguém dizendo que fios crespos e cacheados são mais grossos e por isso é difícil fazer o procedimento a, b ou c?

Esse é um equívoco bastante comum, de que o cabelo com textura é “forte”, “duro”, “resistente”…

Na verdade, a espessura dos fios com curvas pode variar bastante entre si, mas em comparação com cabelos lisos, é comum que cabelos com textura tenham menos camadas de escamas formando a cutícula.

Por isso, poderia se dizer que os cabelos crespos, cacheados e ondulados são – ao contrário do que muitos pensam, mais frágeis e delicados que os cabelos lisos.

2) Cabelo natural dá mais trabalho que cabelo alisado

Uma dúvida bastante comum de quem alisa os cabelos e pensa em passar pela transição é em relação ao “trabalho” que os fios naturais podem dar.

É verdade que cuidar do cabelo demanda tempo e dedicação, mas isso independe da textura.

Cabelo alisado também deveria receber cuidados semanalmente, seja através de um cronograma ou de uma rotina baseada nas necessidades do fio.

É difícil dizer se o cabelo com textura dá menos trabalho que o alisado, porque é comum que, junto com a descoberta do cabelo natural, a gente se reapaixone pelos cuidados capilares e acabe, por consequência, cuidando mais do cabelo.

Mas, na maioria das vezes, esse aumento não é percebido como obrigação e sim como um momento de autocuidado.

3) O tratamento dos cabelos com textura é feito com receitinhas caseiras

Quando a gente se interessa por cuidados capilares e mergulha nos conteúdos produzidos sobre cabelos com textura é comum que apareçam muitas receitinhas caseiras.

Mel, babosa, óleo de coco e muitos outros ingredientes são utilizados puros ou como misturinhas para o tratamento dos fios.

Isso pode criar uma impressão de que cabelos cacheados, ondulados e crespos precisam ser, obrigatoriamente, tratados com misturas cheias de ingredientes comestíveis.

Felizmente não é mais assim! Marcas que entendem de cabelos com textura, como a Curly Care, já atendem às necessidades de suas clientes sem a necessidade de misturinhas.

Quando o produto já vem “turbinado” de fábrica, você não precisa adicionar nada… a mistura já vem pronta.

4) Cachos não são adequados para ambiente profissional

Quem nunca ouviu um comentário maldoso sobre cabelo com textura ser inadequado para o ambiente de trabalho?

Sabemos que muitas pessoas sofrem, inclusive, pressão (velada ou escancarada) de colegas e superiores para alisarem seus cabelos.

Lorraine Massey, do Manual da Garota Cacheada, fala (em outro livro, sobre cabelo grisalhos) sobre essa associação entre cabelo e trabalho.

Na experiência dela, o cabelo tem uma aparência não-profissional quando é mal cuidado, independente da cor ou da textura.

5) Cabelo com curvas tem poucas opções de corte

Foi-se o tempo que cabelo com textura só tinha 2 ou 3 opções de corte.

Os profissionais estão se especializando, se inspirando e criando muitas alternativas de autoexpressão através de cortes cada vez mais criativos.

Desde os curtíssimos buzzcuts, até os românticos super-longos, passando pelos clássicos bobs assimétricos e ousados sidecuts.

O mesmo vale para os penteados, finalizações, tranças, coques e tantas outras formas de viver ao máximo o potencial de camaleão que os cabelos com textura oferecem.

6) Cabelo com textura não pode ter franja

Esse item poderia fazer parte do mito 5? Poderia!

Mas essa frase é tão repetida que é impossível não dar destaque e desfazer esse erro tão comum.

O tempo do “não pode” nos cuidados capilares já passou.

Se você gosta de franja, se você se acha bonita de franja e tem vontade de usar uma franja… por que dar ouvidos a regras e padrões ultrapassados como “crespa não pode ter franja”?

Uma das nossas hashtags favoritas é #TakeBackthePower e é isso que desejamos para você!

7) Você precisa usar produto para o seu tipo de curvatura

Você já percebeu como sempre tentam nos colocar em caixinhas?

Uma forma de observar isso é a presença de “indicações” para essa ou aquela curvatura em rótulos de produtos.

Quer dizer que toda crespa gosta do mesmo resultado? Toda cacheada está buscando a mesma coisa? Toda ondulada sofre com o mesmo problema?

Não mesmo! Por isso a gente te explica direitinho qual é o resultado que cada um dos nossos finalizadores oferece, porque assim você mesma pode decidir como quer o seu cabelo hoje.

Chega de estereótipos!

Aqui na Curly Care, o cabelo com textura é sinônimo de poder!

A gente quer que, a cada dia, mais mulheres se sintam seguras de que são lindas naturalmente.

Por isso, tivemos muito cuidado de formular produtos para que você tome suas próprias decisões e possa, com isso, se sentir ainda mais poderosa com as suas curvas.

De onde vieram essas informações?

Gavazzoni Dias, M. F. R. (2015). Hair Cosmetics: An Overview. International Journal of Trichology, 7(1), 2–15.

Massey, L., & Bender, M. (2018). Silver hair: say goodbye to the dye and let your natural light shine. Workman Publishing.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart