Gelatina Definidora
O que é: Gelatina modeladora que promove uma fixação poderosa.
Define as curvas e cachos de forma duradoura. Não possui textura pegajosa e não deixa resíduos. Ou seja, nada de falsa caspa!
Seus ativos hidratantes penetram na fibra capilar deixando o cabelo com maciez e brilho. Também possui ação umectante e forma uma camada protetora que evita a perda da umidade.
Minha fórmula é:
Aqua, Guar Hydroxypropryltrimonium Chloride, Panthenol, Hydroxyethylcellulose, Aloe Barbadensis Leaf, Vitis Vinifera (Grape) Seed Oil, Hydrolyzed Rice Protein, Cetrimonium Chloride, Propylene Glycol, Polyquaternium-68, VP/ VA Copolymer, Glycol Distearate, Coco-Glucoside, Glyceryl Oleate, Glyceryl Stearate, Phenoxyethanol, Caprylyl Glycol, Disodium EDTA, Citric Acid, Parfum, Amyl Cinnamal, Benzyl Salicylate, Butylphenyl Methylpropional, Citronellol, Geraniol, Linalool
Principais ativos: babosa, pantenol, óleo de semente de uva e proteína do arroz.
O que cada ingrediente faz:
Além de ser uma fonte de hidratação é um ingrediente essencial para a criação do produto
A goma guar é um ingrediente de origem vegetal que além de ser usada na sua forma in natura, também é utilizada em uma forma modificada: a Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride.
Esse processo de modificação – chamado de quaternização – conserva as funções naturais de espessante do ingrediente mas muda a forma como ele se comporta quando aplicado nos fios.
A partir da quaternização, a Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride torna-se substantiva ao cabelo, ou seja, sua carga torna-se complementar à carga dos fios, fazendo com que as moléculas do ingrediente fiquem grudadinhas no cabelo.
Mas qual é o efeito da Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride nos cabelos? Ela funciona como um agente condicionante, desfazendo os nós mais difíceis e diminuindo a ocorrência de frizz.
O Pantenol (dexpantenol) é uma substância hidratante.O comprimento dos fios se beneficia bastante deste ingrediente, que penetra na fibra capilar e deixa ela mais manuseável.
A Hydroxyethylcellulose é um gelificante produzido à partir da celulose, substância encontrada em abundância em vegetais. Ele é usada para formar produtos com texturas leves e brilhantes
A Hydroxyethylcellulose é bacana justamente por se tratar de um espessante derivado de fontes naturais e por sua ação como estabilizante de emulsões.
O extrato de babosa (a aloe vera) é um clássico na formulação de cosméticos.
Ela tem uma série de propriedades excelentes para a saúde dos fios, entre elas está uma ótima capacidade de hidratação. Esse extrato é composto por uma série de substâncias que amam água (como polissacarídeos e alguns aminoácidos), sendo capaz de oferecer hidratação a curto e longo prazo.
A planta possui ainda propriedades cicatrizantes, antibacterianas, antimicóticas e anti-inflamatórias que aos poucos vem sendo avaliadas e aos poucos comprovadas por estudos científicos.
A aloe vera também tem mais de 75 nutrientes. Entre eles, 20 minerais, 18 aminoácidos e 12 vitaminas.
Esse óleo é conhecido por ser uma alternativa leve para cosméticos capilares e para a pele.
Ele possui aproximadamente 60% de ácidos graxos poli-insaturados, estruturas bem complexas e mais “abertas” e não são absorvidos pelos fios.
Mas isso não é algo negativo. O óleo de semente de uva é ideal para proteger a haste do cabelo de danos e impedir a perda de umidade.
A proteína de arroz hidrolisada é responsável pela etapa de reconstrução dos fios. Mas o que quer dizer essa última palavra estranha?
Hidrólise é o processo ao qual alguns ingredientes cosméticos são submetidos para tornarem-se menores. Suas estruturas são “quebradas” para facilitar a dispersão, absorção e adsorção pelos cabelos.
A partir desse processo, a proteína de arroz (agora hidrolisada) auxilia na aparência e estrutura dos fios, agindo em especial sobre falhas cuticulares da fibra capilar.
Sua ação aumenta o brilho e a maciez do cabelo, a resistência dos fios, melhora a elasticidade e repara(temporariamente) as pontas duplas.
Sabe aquela sensação de cabelo embolado depois de usar shampoo? Não é só impressão sua, o shampoo tem sua parcela de culpa nesse embaraço.
Quando a gente lava o cabelo, o cabelo fica com a carga elétrica negativa e é justamente na neutralização dessa carga que os condicionadores trabalham.
O Cetrimonium Chloride é um dos ingredientes com cargas positivas (catiônicas) que se ligam aos fios para neutralizar suas cargas negativas (aniônicas)
Sua função como antiestático também oferece um efeito antifrizz.
O Propylene Glycol é um agente hidratante. Uma de suas principais vantagens é o fato dele ser um ingrediente com um sensorial menos grudento que outras substâncias hidratantes.
Ele pode ser usado também como solvente para ingredientes não-solúveis ou instáveis em água, além da possibilidade de melhorar a performance do sistema de conservação do produto.
O Polyquaternium-68 é um polímero com uma capacidade invejável de fixação e retenção de cachos, pasmem, mesmo em condições de umidade alta.
Quando associado com pantenol, o Polyquaternium-68 forma um filme polimérico ainda mais flexível, que garante que a finalização dure por mais tempo, com aparência muito mais natural, mesmo em condições desfavoráveis de umidade.
Este formador de filme oferece ainda uma série de propriedades condicionantes, deixando o cabelo macio ao toque, além de facilitar o pentear e a fitagem.
O polímero também ajuda a proporcionar volume aos cabelos finos.
O VP/VA Copolymer é um formador de filme, ingrediente muito comum em produtos como géis, gelatinas e geléias.
Ele envolve delicadamente os fios molhados e, à medida que vão secando, formam um película bem fininha, que memoriza o formato da finalização.
Outra vantagem do VP/VA Copolymer é que ele oferece alguma proteção anti-umidade, o que é desejável em formulações com fixação, já que ambientes úmidos podem desmanchar a fixação.
O Glycol Distearate é um agente de opacidade, reduzindo a transparência da formulação
O Coco-Glucoside possui função emulsificante, ou seja, ele ajuda os ingredientes aquosos e oleosos a ficarem misturados na fórmula do produto.
O Glyceryl Oleate é uma substância usada em conjunto com surfactantes para criação de soluções suaves de limpeza
É comum se referir à função desse tipo de ácido graxo como sobreengordurante e, pensando nas partes dessa palavra, podemos imaginar o que o Glyceryl Oleate faz em formulações cosméticas: adiciona oleosidade às fórmulas que podem retirar óleos em excesso. Possui ação anti frizz e melhora a penteabilidade
Esse ingrediente possui função hidratante. além disso o ingrediente é capaz de modular os níveis de umidade nos cabelos.
É um conservante que age como agente antimicrobiano, fungicida, bactericida e inseticida.
Suas características protegem a fórmula de diversos microorganismos que podem estragar o produto e fazer mal para a sua saúde.
Esse ingrediente possui função no sistema de conservação do produto. Ele pode ser usado como ingrediente bactericida, tornando o produto mais seguro e aumentando a sua validade.
Esse álcool graxo tem a capacidade de atrair água, agregando ao produto características hidratantes.O Caprylyl Glycol funciona também como um emoliente pouco gorduroso.
O Disodium EDTA é uma substância é classificada como “quelante” ou “sequestrante”. Ele basicamente sequestra íons metálicos presentes na água do chuveiro e que podem reagir com ingredientes da fórmula que você está usando.
Em regiões onde a água é muito “dura” (com muitos íons de cálcio e magnésio), são os agentes quelantes que ajudam a diminuir o impacto dessa água sobre os fios. No Brasil, pouquíssimas pessoas convivem com essa realidade (da água dura), mas em algumas regiões do mundo isso é um problemão pra quem gosta de cuidar do cabelo.
Ácido?!?! No meu cabelo?!?!?!?! Sabemos que o nome assusta, mas, não se preocupe… O Citric Acid é usado, nas nossas fórmulas, apenas para regular o pH do produto.
Às vezes, durante a fabricação de um cosmético, o pH vai sendo modificado à medida que ingredientes vão sendo adicionados. Por isso, usa-se uma quantidade bem pequena de substâncias ácidas (como o Citric Acid) para ir baixando o pH até a acidez ideal.
Mas cuidado… isso não quer dizer que todo produto com Citric Acid tem pH ácido. Pode-se adicionar esse ingrediente a uma mistura muito alcalina em busca de baixar o pH, mas não necessariamente para faixas acídicas.
Cheiro, essência, fragrância, perfume…
Neste produto, optamos por um aroma sofisticado frutal. Entre as notas de destaque estão o cassis, musk e sândalo.
Como uso esse produto:
Aplique sobre os fios molhados, mecha a mecha, e amasse de baixo para
cima. A Pudding pode ser usada por qualquer curvatura, variando apenas a quantidade utilizada, para maior ou menor definição. Após secar, amasse bem os fios soltando as curvas. Use com um dos nossos leave-ins para finalizações incríveis.