O que é falsa caspa e como evitar que estas casquinhas apareçam
Sabe quando você vê umas casquinhas brancas presas ao longo dos seus cachos? Já dá um frio na barriga e imediatamente a gente pensa “ih… ferrou! É caspa”.
Mas, na lavagem seguinte, mesmo depois de secar… nada dos farelinhos brancos.
Hoje, vamos falar desta impressão de caspa que acontece às vezes e quais podem ser os fatores envolvidos na formação dessa falsa caspa.
Uma dica a gente já pode te dar de antemão: a maioria dos casos de falsa caspa tem a ver com a finalização, então esse post vai estar recheado de dicas para otimização da finalização para não ficar com aquelas partículas brancas chatas presas nos fios.
Vamos falar sobre o que pode causar essa falsa caspa?
Qual a diferença entre a caspa e a falsa caspa?
Um ponto importante a ser discutido aqui é que a caspa é uma condição médica onde o couro cabeludo sofre descamação.
Casos de caspa (ou dermatite seborreica) devem ser sempre avaliados por um médico dermatologista que determinará o curso de tratamento da descamação.
A falsa caspa, à qual nos referimos neste post, não é uma descamação do couro cabeludo. Os fios ficam entremeados de pequenos flocos brancos, mas eles não se desprenderam do couro cabeludo.
Diferente da caspa, que dificilmente some sem tratamentos específicos, a falsa caspa, muitas vezes, desaparece completamente na lavagem seguinte.
Mas, se estes pontinhos brancos não são placas de descamação do couro cabeludo, o que podem ser?
Suspeito número 1: Será que a culpa é do gel?
Um dos ingredientes mais comuns em géis de fixação é conhecido como PVP, uma sigla usada quase-como apelido para evitar ter que chamá-lo pelo seu nome de batismo: Polyvinylpyrrolidone.
O PVP funciona como fixador, pois envolve os fios molhados e, ao secar, forma um filme em torno deles, mantendo o formato.
Apesar de oferecer uma boa fixação, o Polyvinylpyrrolidone é um ingrediente limitado: em clima muito úmido, ele perde seu super-poder fixador (e acaba te deixando na mão) e, em clima muito seco, pode “craquelar”.
Adivinha o que acontece quando ele craquela? Bingo! Parte do filme se desfaz e os farelinhos de PVP ficam espalhados no seu cabelo (ou ainda mais constrangedor, nos ombros daquela sua blusa preta).
O que fazer para evitar: diminuir a quantidade de gel ou buscar géis com formadores de filme mais modernos como o Polyquaternium-68, que fixa bem, forma um filme super flexível (que não craquela) e ainda funciona em ambientes absurdamente úmidos.
Suspeita número 2: sua pressa
Sabe aquele dia de correria mas que seu cabelo pre-ci-sa de um shampoo ou co wash?
Você entra no banho correndo, escolhe uma máscara de tratamento com tempo de ação curtinho, lava o cabelo, aplica a máscara, toma seu banho enquanto a máscara age e enxagua rapidinho.
Para tudo! O enxágue precisa retirar todo o produto dos fios. Não pode apressar esse processo não.
Os agentes condicionantes da máscara ou do condicionador, se não forem devidamente enxaguados, podem secar sobre os fios e ficarem com uma aparência esbranquiçada ou acinzentada.
Além da falsa caspa, os restinhos de creme no cabelo podem desencadear uma reação alérgica de verdade, a gente até falou disso nesse post, aproveita e abre em outra janela pra ler depois.
O produto que você usa para co wash pode apresentar o mesmo problema se você não enxaguá-lo direito.
A dica para evitar esse problema é simples: capriche na hora do enxágue.
Suspeito número 3: build up – acúmulo de resíduos no cabelo
Está fazendo No Poo por muito tempo, sem usar shampoo nenhuma vez e de repente começam a aparecer pontinhos brancos nos fios ou uma aparência “empoeirada”?
Isso pode ser build up, um excesso de ingredientes depositados sobre o cabelo e que o co wash não está dando conta de limpar.
Algumas pessoas podem experimentar esse fenômeno, quando usam co wash como única forma de higienização do couro cabeludo e cabelos por longos períodos.
Certos ingredientes catiônicos (como os agentes condicionantes) podem se acumular em excesso nos fios e deixar uma aparência fosca e esbranquiçada, às vezes com partículas brancas de falsa caspa.
Nestes casos, busque lavar o cabelo algumas vezes com shampoo até a normalização da aparência e depois volte para o seu co wash.
Se isso aconteceu com você, pense na possibilidade de incluir o shampoo periodicamente como uma forma de prevenir o build up.
Suspeito número 4: incompatibilidade de produtos
A gente sabe que crespas e cacheadas, em especial, gostam de finalizar com mais de um produto.
O parzinho creme + gel é uma dupla inseparável para muitas de vocês.
Mas… quem tem uma B.F.F. sabe que nem tudo são flores e que, às vezes, rola uma incompatibilidade de gênios.
Com o gel e o creme pode acontecer a mesma coisa: nem todo gel funciona com qualquer creme.
Para diminuir a chance disso acontecer, você pode buscar produtos que possam ser misturados entre si. Por exemplo, quando as instruções na embalagem do gel citam nominalmente as possibilidades de cremes para pentear com as quais ele pode ser misturado.
Você também pode testar nas mãos antes de aplicar nos fios. Fórmulas incompatíveis, muitas vezes, já formam bolinhas brancas quando misturamos elas esfregando as palmas das mãos uma contra a outra.
Diminuindo a chance de falsa caspa com L.O.C.
Sua finalização tá dando ruim? Que tal tentar essa técnica clássica para cabelos com textura?
LOC se refere ao acróstico de Líquido, Óleo e Creme.
A finalização da qual estamos falando segue justamente essa ordem de aplicação de produtos.
- Líquido: Use um líquido para umedecer os fios (água, hidrolato, soro…);
- Óleo: Escolha um óleo vegetal levinho ou algumas gotas de óleo próprio para finalização;
- Creme: Por último aplique, sem exagero, o seu creme para pentear
Essa sequência de produtos costuma ser uma vacina anti-falsa-caspa.
Pode testar as variações que você quiser e se der certo: use sem moderação!