Menthol e Melaleuca: conheça esses ingredientes refrescantes

/
/
Menthol e Melaleuca: conheça esses ingredientes refrescantes

Quando falamos em folhas como hortelã, menta, eucalipto… no que você pensa? Quais são as sensações que você associa com estas plantas?

Como muitas pessoas, nossas respostas, aqui na Curly Care foram: gelado, refrescante, fresco… palavras que remetem à ideia de algo refrescante.

Essa sensação “geladinha” é bastante apreciada na higienização do couro cabeludo, em um país em que o verão é bastante quente, esse sensorial é mais que bem vindo, não é?

Por esse motivo, buscamos agregar essa sensação gostosa no nosso higienizador em creme.

Mas, de que forma conseguimos trazer a refrescância da menta para as fórmulas da Curly Care?

O segredo… na verdade, os dois segredos que nos ajudam na criação dessa experiência são presentes da natureza.

No primeiro caso, trata-se de um óleo essencial 100% natural, cheio de benefícios para a saúde do couro cabeludo.

Já a segunda substância é o perfeito exemplo do encontro entre a natureza e a tecnologia.

Se você já está curiosa, pode ficar tranquila que vamos dar, abaixo, nomes a cada um destes ingredientes e discutir qual a ação de cada uma destas substâncias no nosso couro cabeludo.

Mentol: quando a ciência reproduz o que a natureza criou

Mentol, como o próprio nome já dá pistas, é uma substância que a menta produz naturalmente.

Quando você morde uma folhinha de menta, ou bate um suco de abacaxi com hortelã, o que dá aquela sensação geladinha na língua é, justamente, o mentol.

Essa substância, que a natureza demorou séculos e mais séculos para aperfeiçoar, foi “decodificada” pela ciência e pode ser fabricada em laboratório de forma idêntica àquela que ocorre naturalmente em plantas dessa família.

Nosso shampoo creme, o No Spume, um co wash para limpeza suave e livre de embaraçamento, foi formulado com o mentol não apenas pela característica refrescante, mas também pelo poder estimulante que o mentol oferece para o couro cabeludo.

A substância tem a capacidade de ativar a microcirculação sanguínea dos vasos que irrigam o couro cabeludo, fazendo com que as células recebam um fluxo maior de sangue, oxigênio e nutrientes.

Para intensificar essa sensação, o couro cabeludo não pode estar muito oleoso, se estiver, a fórmula pode ser menos refrescante.

Para garantir todo potencial “geladinho” do No Spume, você pode aplicar, enxaguar e reaplicar para uma limpeza mais eficiente e refrescante.

Óleo de Melaleuca: é refrescante, mas não é só isso

O óleo de melaleuca é outro ingrediente refrescante do shampoo creme liberado para co wash da Curly Care.

Trata-se de um óleo essencial extraído das folhas e caules de uma planta conhecida como árvore do chá, bastante comum na Austrália.

Este óleo tem uma sensação refrescante semelhante à do mentol. Entretanto, não foi apenas por estas propriedades que a melaleuca faz parte dos ingredientes especiais do No Spume.

Esta substância natural é usada há séculos pelas culturas aborígenes no tratamento de fungos e ferimentos.

Estudos recentes descobriram que o óleo essencial de melaleuca é um ótimo antimicótico e antisséptico natural.

Essa última propriedade abriu uma linha de pesquisa explorada até os dias de hoje, no desenvolvimento de tratamentos tópicos para inflamações (acneicas, por exemplo) à base dos extratos da árvore do chá.

Suas características anti-inflamatórias foram um ponto focal de atenção, na hora de escolher este óleo para o conjunto de ingredientes especiais da nossa marca, já que este é um benefício interessante para o couro cabeludo.

Além disso, estudos indicam também potencial do óleo essencial de melaleuca como coadjuvante no tratamento da caspa, seborreia, psoríase, eczema e dermatite, com resultados perceptíveis, em especial, na redução da vermelhidão e da descamação da pele.

Não é apenas sobre ser “gelado”

Quando criamos, planejamos e formulamos produtos, aqui na Curly Care, buscamos sempre formas de trazer algo novo, algo fresco, produtos que fujam da mesmice.

Por termos esse espírito inovador, não queremos que nossos produtos sejam apenas aplicados nos cabelos. Nossos produtos foram desenvolvidos para oferecerem uma experiência multi-sensorial, seja ela em casa, ou no salão.

O uso do mentol e do óleo de tea tree é um bom exemplo dessa escolha.

Costumamos associar essa sensação mentolada com limpeza, talvez pelo calor ser uma parte tão presente do nosso dia-a-dia.

Por isso, um higienizador com sensação refrescante reforça, durante a aplicação, essa sensação de purificação.

O estímulo da microcirculação, uma das consequências do mentol, também nos incentiva a trabalhar com a pele do couro cabeludo de outras formas.

Se você está aplicando o No Spume em uma cliente, no lavatório, capriche na massagem e intensifique a experiência de relaxamento que seu salão está proporcionando para ela.

Se você estiver usando o shampoo creme da Curly Care em casa, mostre todo o seu amor próprio e autossuficiência oferecendo para você mesma essa massagem relaxante, porque você merece!

Os ingredientes refrescantes, o barulho da água correndo, a massagem relaxante, a textura cremosa, o perfume sofisticado… tudo isso foi pensado para você ter uma experiência multissensorial de autocuidado e de, junto com a água do enxágue, mandar tudo que não é bom embora.

Sabe de onde vieram essas informações?

Barve, K., & Dighe, A. (n.d.). The chemistry and applications of sustainable natural hair products. Retrieved February 5, 2018

Jooya, A., Siadat, A., Iraji, F., & Enshaieh, S. (2007). The efficacy of 5% topical tea tree oil gel in mild to moderate acne vulgaris: A randomized, double-blind placebo-controlled study. Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology, 73(1), 25.

Michalun, M. V., & Dinardo, J. C. (2015). Skin Care and Cosmetic Ingredients Dictionary (4th ed.). 

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart