Finalização no verão: O que muda?
Às vezes, a gente finaliza o cabelo, sem mudar nada na técnica, sem nenhuma alteração na ordem ou tipo de produto, sem nenhuma alteração no processo… e, mesmo asim, o resultado fica completamente diferente. Já percebeu?
Como isso é possível se usei os mesmos produtos, a mesma escova, as mesmas técnicas de finalização e as mesmas ferramentas de secagem?
Bem… Não podemos esquecer que nosso cabelo não existe em um “vácuo”.
O ambiente é um fator importante a ser levado em consideração e, talvez por isso, deveríamos prestar mais atenção nele.
A mudança de estações do ano pode implicar em uma adaptação da forma como cuidamos dos nossos cabelos.
Inclusive, já escrevemos anteriormente sobre cuidados capilares específicos em clima úmido, seco, frio e quente – clique aqui se quiser se preparar para alguma destas condições em especial.
O recorte do post de hoje, entretanto, é um pouco diferente.
Vamos falar de uma estação do ano específica e, também, de uma etapa de cuidados em especial.
Se prepara para pegar 4 dicas a respeito da finalização do seu cabelo no verão. São sugestões para quem tem cabelo com textura e não sabe bem como finalizar o cabelo na estação mais quente do ano.
Dica 01: A Umidade do ar pode ser uma inimiga disfarçada
Já percebeu como, às vezes, o seu cabelo fica uma nuvem de frizz naqueles dias em que está se armando um temporal?
Você já notou que, dependendo da finalização, o cabelo fica meio melado ao longo desses dias chuvosos, por mais que você não tenha se molhado?
Pois bem, deixa a gente te contar… alguns ingredientes de finalizadores podem estar causando esse efeito no seu cabelo.
A glicerina (vai aparecer Glycerin na composição do produto), apesar de ser um ingrediente hidratante muito bacana, às vezes causa esse efeito de frizz em ambiente com umidade muito alta.
E sabe aquela sensação meio melequenta que a gente falou a pouco, que pode até dar uma desmanchada na finalização? Também pode estar associada a um ingrediente comum em géis: o PVP (ou Polyvinylpyrrolidone).
Essa substância ajuda a formar um filme em volta dos fios e, ao secar, mantém a finalização mais definida. Apesar de funcionar bem em ambientes secos, o PVP pode ser um desastre na umidade, deixando o cabelo pegajoso e sem forma em ambientes mais úmidos.
Quando desenvolvemos a Gelatina Pudding e o Gel Creme Fix U!, pensamos muito sobre isso e optamos por um formador de filme moderno e com performance excelente independente da umidade do ar, falamos um pouco mais desse ingrediente nesse texto sobre as diferenças entre a Pudding e o Fix U! e você pode clicar para ler, se quiser (o ingrediente se chama Polyquaternium-68).
Dica 02: Ar Condicionado pode ressecar
Talvez aqui esteja o extremo oposto do que falávamos há pouco sobre a umidade do ar alta.
Em ambientes fechados e com o uso constante do ar condicionado, a umidade do ar pode se tornar bastante baixa, ressecando os fios, ao longo do tempo.
A forma de contornar esse problema é caprichar no tratamento e, sempre que sentir necessidade, você pode borrifar um revitalizador (como a Água Termal Revival da Curly Care) para aquela carga de hidratação que seu cabelo está pedindo.
Se você sente o ambiente muito seco (por exemplo, se suas narinas ou garganta ficam ressecadas ao longo do dia), talvez seja interessante pensar em um umidificador de ar para melhorar a qualidade do ar nesse ambiente.
Dica 03: Não precisa se esforçar tanto
Alerta de polêmica! Mas é por uma boa causa…
Muitas pessoas, em função do aumento de temperatura nessa época do ano, intensificam a frequência de higienização dos cabelos.
Se você faz parte desse grupo, talvez seja uma boa ideia relaxar um pouco com a sua finalização. Se ela não precisa durar vários days after, você pode finalizar de forma mais rápida e prática.
Sem falar nos penteados que o calor do verão nos convida a fazer. Será que você precisa passar um tempão fazendo uma fitagem estruturada para manter o cabelo em um coque o dia inteiro?
Dica 04: Sua finalização pode ser a extensão de um tratamento
O sol, o calor, o suor, o vento… Vários dos elementos associados com o verão podem maltratar bastante o cabelo.
Mas, você já parou para pensar que os produtos que você usa na finalização podem ser uma extensão do seu tratamento?
Todos os produtos da Curly Care (da higienização até a finalização) são formulados com um extrato + um óleo + uma proteína.
Nos finalizadores da marca, esse trio é composto de:
- Extrato de Babosa: tem ação hidratante, isso é, ajuda a atrair e prender umidade junto aos fios deixando-os bonitos e sedosos;
- Óleo de Semente de Uva: um óleo vegetal levinho que ajuda a selar as cutículas, preservando a integridade dos cabelos;
- Proteína Hidrolisada de Arroz: por ser quebrada em pedaços pequenos, é capaz de reparar danos internos e externos dos fios, deixando os cabelos mais fortes e saudáveis.
Você viu? Usando os produtos corretos é possível finalizar o cabelo com uma fórmula que, além de modelar o cabelo, ajuda a complementar o tratamento dos fios.
E o day after?
Como as noites são mais quentes, no verão, é preciso pensar em estratégias para que o day after fique bacana.
Como a touca de cetim pode ser desconfortável em dias quentes, uma fronha feita deste mesmo material pode ajudar a diminuir o atrito entre os fios e desmanchar menos a finalização.
Se você dorme com o ventilador ligado, apontá-lo para o tronco ou pernas pode ajudar a diminuir os nós que podem surgir por conta do vento.
Se você sua muito à noite, pode tentar prender os fios com uma xuxinha de cetim, em um coque abacaxi, para afastar o cabelo do pescoço e testa.
E, no dia seguinte, é claro, sua melhor amiga é a Revival, nossa água termal, que reativa a finalização, perfuma e revitaliza o cabelo para um day after maravilhoso.