Formadores de filme: vilões ou aliados do cabelo?
Você sabe o que são formadores de filme?
Estas substâncias, quando usadas em cosméticos, são responsáveis pela formação de finas películas superficiais que podem funcionar de diversas formas.
É comum que as pessoas perguntem se esses filmes, quando formados sobre as hastes do cabelo são benéficos ou prejudiciais para os fios.
Hoje, vamos explorar algumas funções dos formadores de filme e, no final desse texto, ainda vamos responder a outra dúvida comum: os formadores de filme atrapalham a absorção de tratamentos pelo cabelo?
Vamos descobrir mais sobre estes ativos e de que forma eles se comportam nos nossos cabelos?
Condicionamento
Formadores de filme fazem parte da família dos agentes condicionantes, ou seja eles são usados especialmente para trazer benefícios de condicionamento para os fios.
Mas o que é condicionamento? Temos um texto completo sobre a importância do condicionamento (clique para visitar) mas podemos falar brevemente aqui sobre o principal objetivo dos agentes condicionantes.
Condicionar é devolver aos cabelos a sua aparência original, ou seja, devolver aos fios aquelas qualidades presentes nos cabelos saudáveis, em especial maciez, força e elasticidade.
Os formadores de filme ajudam nesse processo, pois a delicada película que se forma sobre a haste capilar pode deixar o cabelo mais sedoso e reforçar a sua estrutura, protegendo de atritos as escamas que formam a cutícula.
Desembaraçamento
Outra característica de diversos formadores de filme é a capacidade de ajudar a desembaraçar os cabelos.
Quando envolvidos pela película formada pela substância, fica mais fácil desfazer e prevenir nós.
A tecnologia que previne nós usada no nosso shampoo sem sulfato Spume funciona dessa maneira.
Antifrizz
O frizz, flyaway ou efeito nuvem é um fenômeno comum por conta da carga elétrica que os fios possuem.
Principalmente após usarmos shampoo, os cabelos ficam com carga aniônica (ou seja, negativa).
Isso faz com que os fios fiquem “elétricos” repelindo-se entre si e dando aquele clássico efeito arrepiado do frizz.
Formadores de filme podem agir neutralizando cargas negativas dos cabelos, reequilibrando a eletrostática dos fios.
Dessa forma, os cabelos deixam de se repelir e o frizz desaparece quase por completo.
Fitagem
Os formadores de filme podem ser um super segredo para aquela fitagem caprichosa.
Por formarem filmes em torno de cada fio, essas substâncias podem ajudar a alinhar um grupo de fios em uma mesma mecha, o que normalmente chamamos de “fita”.
Os formadores de filme mantêm essa fita unida, facilitando e aperfeiçoando a finalização de cabelos com textura.
Modelagem e Fixação
Como extensão do que explicávamos antes, os formadores de filme ajudam a definir os cachos.
Isso porque depois de formar as fitas, enquanto o cabelo seca, o filme formado se torna mais estável, as ligações poliméricas desse filme ficam mais coesas, à medida que a água evapora.
É nesse processo que finalizadores ricos em formadores de filme, como a nossa Gelatina Pudding, deixam o cabelo “durinho” depois de secar.
Quando você aperta os cabelos depois de finalizar com a Pudding, para quebrar o durinho e ficar com uma aparência de cachos super naturais, você está apertando justamente o filme que se formou em volta dos fios e ajudou a secar o cacho naquele formato.
Hidratação
Sim, formadores de filme podem funcionar em contextos de tratamento também.
Quando falamos de hidratação capilar, costumamos pensar especialmente nos ingredientes que atraem umidade, mas existem dois mecanismos envolvidos na hidratação.
É na segunda forma de hidratar que os formadores de filme podem ser úteis, o processo chamado oclusão.
Na oclusão, filmes finos se formam sobre a pele ou cabelos para evitar que o tecido perca umidade para o meio.
Dessa forma, os fios (ou pele) permanecem hidratados por mais tempo, pois o formador de filme impede o contato direto entre o ar seco e o tecido hidratado.
Funções Específicas
Formadores de filme também podem ter funções bem específicas.
Podemos citar alguns exemplos para que vocês tenham uma ideia do quanto nessa tecnologia pode beneficiar os cabelos em diversos contextos.
Alguns ingredientes de proteção térmica são formadores de filme e ajudam a diminuir os danos do calor de ferramentas de styling por serem maus condutores de calor.
Outros formadores de filme repelem umidade de forma excelente o que pode ser muito importante em penteados elaborados (como em formaturas e casamentos), já que a umidade do ar pode estragar esses penteados em poucos minutos.
Existem também formadores de filme que apertam e esticam os fios temporariamente, alinhando os fios e dando um efeito mais liso de forma temporária.
Outro exemplo de função específica é o Polyquternium-68. Esse ingrediente, presente em todos os finalizadores da Curly Care, oferece uma função espetacular de retenção de cachos e ondas, mesmo em ambientes bastante úmidos.
O ponto surpreendente, nesse caso, é que os cachos não ficam com aparência dura e artificial, pelo contrário, a finalização fica com movimento e aparência super-natural.
Formadores de filme impedem a absorção de outros tratamentos? Verdade ou Mito?
Quando ouvimos expressões como “formador de filme” é quase-impossível que não tenhamos uma associação com algum material plastificante.
Talvez por esse motivo, tenha surgido o mito de que os formadores de filme são capazes de “encapar” os fios, impossibilitando a entrada de tratamentos e outras substâncias.
Não é assim que os formadores de filme funcionam. Eles não são como um plástico que “veda” o cabelo, impermeabilizando a sua superfície.
Os filmes formados por estas substâncias são porosos, ou seja, o cabelo não perde a sua capacidade de absorver tratamentos.
Além disso, a maioria dos filmes se desfaz (ou pelo menos se “desorganiza”) no momento em que o cabelo é molhado, voltando a formar o filme a medida que os fios secam.
Portanto, a ideia de que os formadores de filme atrapalham o tratamento é um mito e, agora, você já sabe que eles têm uma série de vantagens na finalização e no tratamento dos fios.
Sabe de onde vieram essas informações?
Barel, A. O., Paye, M., & Maibach, H. I. (2014). Handbook of cosmetic science and technology. CRC Press.
Barel, A. O., Paye, M., & Maibach, H. I. (n.d.). Handbook of cosmetic science and technology. CRC Press.
Cornwell, P. A. (2017). A review of shampoo surfactant technology: Consumer benefits, raw materials and recent developments. International Journal of Cosmetic Science, 16–30.
Signori, V. (2006). Polyquaternium-68 A Styling polymer with an unusual character. Cosmetic Science Technology.
Tobin, D. J. (2005). Hair in toxicology : an important bio-monitor. Royal Society of Chemistry.