Condicionador Nutritivo

O que é: condicionador nutritivo

Rico em óleos e manteigas vegetais, o nosso condicionador nutre os fios intensamente, promovendo maciez e um sensorial de desmaio dos fios. Ele promove uma reposição oléica sem deixar aquele aspecto gorduroso e pesado no cabelo.

O nosso Condicionador Nutritivo melhora a penteabilidade do cabelo e é indicado para cabelos secos, ressecados, danificados e porosos.

Minha fórmula é:

Aqua, Cetearyl Alcohol, Stearamidopropyl Dimethylamine, Polyquaternium-7, Behentrimonium Methosulfate, Persea Gratissima (Avocado) Oil, Corylus Avellana Seed Oil, Pentaclethra Macroloba Seed Oil, Cetrimonium Chloride, Butyrospermum Parkii (Shea) Butter, Theobroma Grandiflorum Seed Butter, Persea Gratissima Butter, Acacia Senegal Gum Extract, Hydroxyethylcellulose, Glycerin, Propylene Glycol, Parfum, Coumarin, Phenoxyethanol, Caprylyl Glycol, Lactic Acid, CI 19140, Disodium Edta, Pentaerythrityl Tetra-di-t-butyl Hydroxyhydrocinnamate, Citric Acid

Principais ativos: óleo de avelã, óleo de pracaxi, óleo de abacate, manteiga de cupuaçu

O que cada ingrediente faz:

Além de ser uma fonte de hidratação é um ingrediente essencial para a criação do produto

O Cetearyl Alcohol é uma espécie de acoplamento entre um álcool e um ácido graxo, isso dá origem a um… álcool graxo.

Ele possui três funções principais nesta textura. A primeira é de modificador de textura (para deixar o produto mais viscoso e dar a consistência certa ao produto).

A segunda é de emoliente, deixando os fios mais macios e maleáveis, além de ter ação coadjuvante na hidratação.

A última – e não menos importante – é sua função emulsificante, responsável por viabilizar misturas que não se misturam com facilidade. Como a maioria dos cremes para pentear, máscaras e condicionadores têm substâncias oleosas e aquosas na mesma fórmula, os emulsificantes são essenciais para fazer com que o produto final esteja misturado de forma perfeita em uma fase só.

A Stearamidopropyl Dimethylamine é um agente condicionante da família das alquil-aminas.

Esta substância ajuda a anular a carga negativa dos fios pós-uso do shampoo, tendo um ótimo desempenho nas funções de condicionamento.

O ingredientes ajuda ainda a deixar os cabelos mais fáceis de pentear e ainda benefícios como o aumento do brilho, diminuição do frizz e sensorial escorregadio.

Além disso, em função da presença de um grupo amina, o ingrediente não se deposita sobre ele mesmo, diminuindo a incidência de acúmulo de resíduos no cabelo.

O Polyquaternium-7 é um agente condicionante, formador de filme, que facilita o

desembaraçamento dos cabelos molhados e oferece propriedades que resultam na redução de frizz.

O Behentrimonium Methosulfate é um agente condicionante.

Ele previne e desfaz nós, ajudando a preservar a integridade dos fios e diminuir a quebra quando usamos pentes e escovas.

Além disso, essa substância diminui a eletricidade estática do cabelo, o que ajuda a reduzir muito o frizz e deixar os fios mais brilhantes. 

Trata-se do óleo de abacate, um ingrediente  riquíssimo em ácidos graxos palmítico e oleico, ambos com capacidade de nutrir profundamente os fios, por se tratarem, respectivamente, de um ácido graxo saturado e um monoinsaturado: estruturas que o cabelo têm maior facilidade de absorver.

Além de nutrir, o óleo de abacate é um emoliente natural, com efeito condicionante. Isso quer dizer que ele ajuda a desembaraçar o cabelo e deixa os fios mais macios e sedosos ao toque.

Em relação ao couro cabeludo, estudos sugerem que os fitoesteróis do abacate também podem ser benéficos para peles com tendência à inflamação.

O óleo de avelã é maravilhoso para a nutrição dos cabelos.

Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados e saturados (a soma destes dois tipos é de quase 90%), ou seja, uma parte grande do conteúdo lipídico do óleo de avelã pode ser absorvido pelos fios.

O óleo de pracaxi ajuda a aumentar o brilho e a desembaraçar o cabelo.

Em termos de composição química, o óleo de pracaxi é riquíssimo em ácidos graxos saturados e monoinsaturados (incluindo o famoso Ômega 9). Esses grupos de lipídios são justamente aqueles capazes de penetrar no interior da fibra do cabelo, por conta de sua estrutura molecular compacta.

Ao ser absorvido pelos fios, o óleo de pracaxi repõe lipídios de uma parte importantíssima dos fios (chamada CMC). É esse processo que podemos chamar de nutrição profunda dos fios.

Outras características destacadas têm a ver com o poder emoliente desse óleo que ajuda a deixar os fios mais macios e brilhantes.

Sabe aquela sensação de cabelo embolado depois de usar shampoo? Não é só impressão sua, o shampoo tem sua parcela de culpa nesse embaraço.

Quando a gente lava o cabelo, o cabelo fica com a carga elétrica negativa e é justamente na neutralização dessa carga que os condicionadores trabalham.

O Cetrimonium Chloride é um dos ingredientes com cargas positivas (catiônicas) que se ligam aos fios para neutralizar suas cargas negativas (aniônicas)

Sua função como antiestático também oferece um efeito antifrizz

Apesar de ter um nome científico complicado, a Butyrospermum Parkii Butter nada mais é do que a famosa manteiga de karité.

Ela é rica em ácidos graxos saturados e monoinsaturados e é um ingrediente clássico da etapa de nutrição do cronograma capilar, ajudando a devolver lipídeos perdidos pelos fios no dia-a-dia. O bacana é que sua utilização é feita com pouquíssimo processamento, quase in natura.

A manteiga de cupuaçu tem características emolientes, hidratantes, nutritivas e modeladoras.

Com quase 90% de ácidos graxos saturados e monoinsaturados, a manteiga de cupuaçu é ideal para nutrir os cabelos.

A manteiga de abacate é rica em flavonoides, taninos, proteínas, ácidos graxos e muito mais.

Ideal para uma nutrição profunda, ela é absorvida com maior facilidade pela fibra capilar devido a  80% de seus ácidos graxos serem saturados ou monoinsaturados.

 Acacia Senegal Gum Extract é o extrato da goma de uma árvore chamada acácia. Por suas características, esse ingrediente tem um apelido curioso: colágeno vegetal.

Ele ajuda a hidratar os fios (já que conta com componente higroscópico – que atrai e “prende” a umidade). Mas também existe um componente reconstrutor no colágeno vegetal pois há uma série de aminoácidos na sua constituição que podem ser absorvidos pela fibra capilar.

Além de hidratar e reconstruir, o colágeno vegetal ainda trabalha na melhora da elasticidade dos cabelos, deixando-os mais resistentes.

A Hydroxyethylcellulose é um gelificante produzido à partir da celulose, substância encontrada em abundância em vegetais. Ele é usada para formar produtos com texturas leves e brilhantes.

A Hydroxyethylcellulose é bacana justamente por se tratar de um espessante derivado de fontes naturais e por sua ação como estabilizante de emulsões.

A glicerina é um umectante, ou seja, ela tem o poder  de ‘atrair’ e ‘prender’ água.

Além de todo esse poder hidratante, a glicerina ainda ajuda a formar emulsões cremosas e fáceis de espalhar.

Trata-se de um dos ingredientes padrão-ouro quando o assunto é hidratar o couro cabeludo e os fios.

O Propylene Glycol é um agente hidratante. Uma de suas principais vantagens é o fato dele ser um ingrediente com um sensorial menos grudento que outras substâncias hidratantes.

Ele pode ser usado também como solvente para ingredientes não-solúveis ou instáveis em água, além da possibilidade de melhorar a performance do sistema de conservação do produto.

Cheiro, essência, fragrância, perfume…

Neste produto, optamos por um aroma sofisticado. Entre as notas de destaque estão a amêndoa, o café e o jasmim.

É um conservante que age como agente antimicrobiano, fungicida, bactericida e inseticida.

Suas características protegem a fórmula de diversos microorganismos que podem estragar o produto e fazer mal para a sua saúde.

Esse ingrediente possui função no sistema de conservação do produto. Ele pode ser usado como ingrediente bactericida, tornando o produto mais seguro e aumentando a sua validade.

Esse álcool graxo tem a capacidade de atrair água, agregando ao produto características hidratantes.O Caprylyl Glycol funciona também como um emoliente pouco gorduroso.

O Lactic Acid é uma substância com pH bem ácido, e com a pequena quantidade usada aqui, ele promove um ajuste de pH na formulação para que o produto seja seguro e desempenhe bem a sua função.

Mas cuidado… isso não quer dizer que todo produto com Lactic Acid tem pH ácido (uma faixa de pH mais baixinha). Pode-se adicionar Lactic Acid a uma mistura muito alcalina (com pH muito alto) em busca de baixar o pH, mas não necessariamente para faixas acídicas.

O CI 19140 é utilizado tanto na formulação de cosméticos, quanto na indústria de alimentos, sempre que se quer tons de amarelo que se destacam.

Esse código é composto de duas letras e cinco números. As duas letras (“C” e “I”) se referem às iniciais de “colour index” e os números indicam a cor exata que se busca, nesse caso: o amarelo.

Somos seres de sentidos integrados, e o CI 19140 ajuda a construir, através do nosso sentido de visão, essa identidade de nutrição extrema que o produto oferece.

O Disodium EDTA é uma substância é classificada como “quelante” ou “sequestrante”. Ele basicamente sequestra íons metálicos presentes na água do chuveiro e que podem reagir com ingredientes da fórmula que você está usando.

Em regiões onde a água é muito “dura” (com muitos íons de cálcio e magnésio), são os agentes quelantes que ajudam a diminuir o impacto dessa água sobre os fios. No Brasil, pouquíssimas pessoas convivem com essa realidade (da água dura), mas em algumas regiões do mundo isso é um problemão pra quem gosta de cuidar do cabelo.

A função deste ingrediente é de antioxidante. Ou seja, ele impede a degradação de substâncias que podem oxidar com o tempo.

Isso faz com que a coloração do produto não mude com o tempo, já que a função estabilizante do Pentaerythrityl tetra-di-t-butylhydroxyhydrocinnamate também está associada com a proteção contra mudanças de cor causadas pela luz.

Ácido?!?! No meu cabelo?!?!?!?! Sabemos que o nome assusta,  mas, não se preocupe… O Citric Acid é usado, nas nossas fórmulas, apenas para regular o pH do produto.

Às vezes, durante a fabricação de um cosmético, o pH vai sendo modificado à medida que ingredientes vão sendo adicionados. Por isso, usa-se uma quantidade bem pequena de substâncias ácidas (como o Citric Acid) para ir baixando o pH até a acidez ideal.

Mas cuidado… isso não quer dizer que todo produto com Citric Acid tem pH ácido. Pode-se adicionar esse ingrediente a uma mistura muito alcalina em busca de baixar o pH, mas não necessariamente para faixas acídicas.

Como uso esse produto:

Após a higienização, espalhe o Condicionador Nutritivo por toda a extensão dos fios, enluvando do comprimento até as pontas. Desembarace e deixe agir por 2 a 3 minutos. Enxágue.

Dica da Curlie: ao realizar o ritual N completo, aplique o condicionador após o uso da Manteiga Nutritiva.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart