mousse

Curly Care Mousse Modelador Profissional 280ml

O que é: espuma modeladora profissional e com alto poder hidratante, que realça e fixa a curvatura natural dos cabelos, deixando-os macios, soltinhos e definidos, do jeito que a gente ama.

Mousse é uma sobremesa francesa muito famosa por sua aparência macia e textura aerada.

Na Curly Care, a gente deu um jeitinho de buscar inspiração nessas características e preparar uma receita de Mousse especial, mas essa é para o seu cabelo!

As escolhas dos ingredientes para essa receita foram as seguintes:

EXTRATO: Para trazer hidratação e formação de filme naturais escolhemos o extrato de aloe vera.

ÓLEO: Um óleo leve e ideal para fórmulas de finalização – o óleo de semente de uva.

PROTEÍNA: Aqui, inserimos a proteína de arroz, que deixa os fios mais macios, resistentes, brilhantes e pode melhorar o volume.

TECNOLOGIA VIC-FIX: Proporciona proteção térmica e definição com fixação duradoura. Alinha as cutículas da fibra capilar, prevenindo a perda natural de água dos fios.

Como usar o Mousse em diferentes curvaturas

Sugestão de uso na finalização

Ondulado

Para uma finalização que estimule as ondas, inicie aplicando um de nossos leave-ins, seja o Be Free ou o Be Strong, mecha a mecha e formando fitas. Após concluída a aplicação em todo o cabelo, aplique o Mousse do comprimento às pontas com movimentos de amassar de baixo pra cima. Esse movimento irá estimular a definição da sua curvatura.

Cacheado

Para uma finalização poderosa, inicie aplicando um de nossos leave-ins, seja o Be Free ou o Be Strong, mecha a mecha e formando fitas. Após concluída a aplicação em todo o cabelo, aplique o Mousse do comprimento às pontas com movimentos de amassar de baixo pra cima. O Mousse hidrata o cabelo e tem a capacidade de definir os fios com aparência soltinha e natural.

Crespo

Para uma finalização nos cabelos crespos, separe-os em mechas pequenas, aplique primeiro o leave-in Be Free ou o Be Strong, e na sequência já aplique o Mousse. Conclua a aplicação em todo o cabelo, mecha por mecha. Pode deixar secar ao natural ou usar o difusor com o secador quentinho, porque o Mousse Modelador Profissional da Curly Care tem proteção térmica.

Minha fórmula é:

Composição PT

Água, Glicerol, Decil Glicosídeo, Pantenol, Extrato de Folha de Aloe Vera, Copolímero de VP/Acrilatos de DMAPA, PVP, Óleo de Semente de Uva, Proteína de Arroz Hidrolisada, Óleo de Rícino Etoxilado, Cocoamidopropilbetaína, Fragrância, Amil Cinamal, Geraniol, Salicilato de Benzila, Citronelol, Fenoxietanol, Caprilil Glicol, Propilenoglicol, Edetato Dissódico, Poliquatérnio-7, Álcool, Benzoato de Sódio, EDTA Tetrassódico, Ácido Cítrico.

Composição INCI

Aqua, Glycerin, Decyl Glucoside, Panthenol, Aloe Barbadensis Leaf Extract, VP/DMAPA Acrylates Copolymer, PVP, Vitis Vinifera Seed Oil, Hydrolyzed Rice Protein, PEG-40 Castor Oil, Cocamidopropyl Betaine, Parfum, Amyl Cinnamal, Geraniol, Benzyl Salicylate, Citronellol, Phenoxyethanol, Caprylyl Glycol, Propylene Glycol, Disodium EDTA, Polyquaternium-7, Alcohol, Sodium Benzoate, Tetrasodium EDTA, Citric Acid.

 

O que cada ingrediente faz:

Além de ser uma fonte de hidratação é um ingrediente essencial para a criação do produto

A glicerina é um umectante, ou seja, ela tem o poder de ‘atrair’ e ‘prender’ água.

Além de todo esse poder hidratante, a glicerina ainda ajuda a formar emulsões cremosas e fáceis de espalhar.

Trata-se de um dos ingredientes padrão-ouro quando o assunto é hidratar o couro cabeludo e os fios.

Nas fórmulas de mousses, ele ajuda a emulsificar as fases oleosa e aquosa, ajudando a formar emulsões estáveis e cremosas. Por formar bolhas bem pequenas, o Decyl Glucoside ajuda a construir uma espuma rica e cremosa. Sua origem é natural e, por ser biodegradável, seu retorno para a natureza é facilitado.

Você já ouviu falar de anfótero? Sabe para que essa classe de ingredientes serve?

A Cocamidopropyl Betaine é um surfactante anfótero. Isso quer dizer que ela se comporta de forma semelhante a um detergente, um pouco mais suave do que os tradicionais em função de sua natureza anfotérica.

Mas o que quer dizer anfótero?

Quando falamos das cargas dos surfactantes, existem os catiônicos (que tem carga positiva e são super suaves, usados como agentes condicionantes), existem também os surfactantes aniônicos (que tem carga negativa e são usados como agentes de limpeza), uma terceira possibilidade são os não-iônicos (que tem carga neutra e são usados como coadjuvantes de limpeza) e por último os anfóteros (cuja carga pode variar entre positiva e negativa dependendo da formulação).

A Cocamidopropyl Betaine, além de ser um surfactante anfótero (o que já garante um nível de suavidade), também conta com uma cauda de longa. Quanto mais comprida essa “cauda” maior a tendência do surfactante ser suave. A Cocamidopropyl Betaine tem 19 carbonos de cauda, a título de comparação o Sodium Laureth Sulfate, que é o surfactante mais comum em shampoos tem 12.

A espuma feita pela Cocamidopropyl Betaine, entretanto, não é lá essas coisas, mas a gente sabe que espuma não é sinônimo de limpeza, e em conjunto com outros ingredientes esse surfactante anfótero pode ajudar a deixar as bolhas menores e com isso a espuma fica mais cremosa.

O poder de limpeza da Cocamidopropyl Betaine depende da concentração e da fórmula, podendo ser mais limpante em formulações de shampoo e mais suave em formulações de co wash.

Em outros produtos (como condicionadores, máscaras e finalizadores) o ingrediente pode ser usado como emulsificante. A substância responsável por manter ingredientes oleosos misturados com os substâncias a base de água.

Esse é talvez o agente hidratante mais comum em cosméticos depois da glicerina.

Entre as vantagens do Propylene Glycol, além da óbvia capacidade de hidratar a pele e os cabelos, está no fato dele ser um ingrediente com um sensorial menos grudento que outras substâncias hidratantes.

O Propylene Glycol pode ser usado também como solvente para ingredientes não-solúveis ou instáveis em água, além da possibilidade de melhorar a performance do sistema de conservação do produto.

No Cronograma Capilar, como já deve ter dado para perceber, o Propylene Glycol faz parte da etapa de Hidratação.

O Pantenol (dexpantenol) é uma substância hidratante. O comprimento dos fios se beneficia bastante deste ingrediente, que penetra na fibra capilar e deixa ela mais manuseável.

O extrato de babosa (a aloe vera) é um clássico na formulação de cosméticos.
Ela tem uma série de propriedades excelentes para a saúde dos fios, entre elas está uma ótima capacidade de hidratação. Esse extrato é composto por uma série de substâncias que amam água (como polissacarídeos e alguns aminoácidos), sendo capaz de oferecer hidratação a curto e longo prazo.
A planta possui ainda propriedades cicatrizantes, antibacterianas, antimicóticas e anti-inflamatórias que aos poucos vem sendo avaliadas e aos poucos comprovadas por estudos científicos.
A aloe vera também tem mais de 75 nutrientes. Entre eles, 20 minerais, 18 aminoácidos e 12 vitaminas.

Funciona como um formador de filme transparente, flexível e que não forma “casquinhas” ao secar.

Ingredientes com essa função são usados, com frequência, para fixação de penteados, ou no caso dos cabelos com curvatura, para que as fitas sequem com maior definição.

Além disso, o filme do VP/DMAPA Acrylates oferece condicionamento e brilho. Tudo isso sem deixar os fios com textura melequenta.

Produtos com esse formador de filme têm proteção térmica e podem ser usados para reduzir os danos de ferramentas de calor.

Têm ótimo desempenho de fixação, mesmo em ambientes de umidade alta.

É um formador de filme.

Esta substância age como um polímero que, ao ser aplicado nos fios úmidos, ajuda a modelá-los enquanto eles secam.

Isso acontece através da formação de um filme fininho e transparente, com alguma capacidade elástica e toque não-oleoso que ajuda a definir fitagens e penteados.

Outra vantagem do uso do PVP em fórmulas para cabelos com curvas é que, ao recobrir o fio com esse filme, o ingrediente preenche falhas na cuticula, corrigindo a parte mais externa dos cabelos danificados.

Essa superfície mais plana reflete melhor a luz, o que aumenta o brilho natural dos cabelos.

Por ser um ingredientes catiônico, o PVP também ajuda a melhorar frizz.

Esse óleo é conhecido por ser uma alternativa leve para cosméticos capilares e para a pele.
Ele possui aproximadamente 60% de ácidos graxos poli-insaturados, estruturas bem complexas e mais “abertas” e não são absorvidos pelos fios.
Mas isso não é algo negativo. O óleo de semente de uva é ideal para proteger a haste do cabelo de danos e impedir a perda de umidade.

A proteína de arroz hidrolisada é responsável pela etapa de reconstrução dos fios. Mas o que quer dizer essa última palavra estranha?

Hidrólise é o processo ao qual alguns ingredientes cosméticos são submetidos para tornarem-se menores. Suas estruturas são “quebradas” para facilitar a dispersão, absorção e adsorção pelos cabelos.

A partir desse processo, a proteína de arroz (agora hidrolisada) auxilia na aparência e estrutura dos fios, agindo em especial sobre falhas cuticulares da fibra capilar.

Sua ação aumenta o brilho e a maciez do cabelo, a resistência dos fios, melhora a elasticidade e repara(temporariamente) as pontas duplas.

Pelo nome, parece que todos os Polyquaternium-algum número são semelhantes na sua estrutura, não é mesmo?

Mas isso é apenas impressão. Estes insumos podem ser bastante diferentes entre si e terem efeitos também muito diferentes.

O Polyquaternium-7, por exemplo, é um agente condicionante, formador de filme, que facilita o desembaraçamento dos cabelos molhados e oferece propriedades que resultam na redução de frizz.

Pode ser usado em produtos de tratamento, condicionamento e styling – mas seu destaque se dá em fórmulas de shampoos.

Não são muitos os agentes condicionantes compatíveis com os sistemas de surfactantes usados em shampoos (em especial com detergentes aniônicos).

O Polyquaternium-7 é uma exceção, podendo ser usado em formulações com surfactantes de limpeza (aniônicos, anfóteros e não-iônicos). Nestas preparações, o polímero age como desembaraçante, impedindo o surgimento de emaranhados comuns em cabelos lavados com shampoos sem sistema de condicionamento.

O PEG-40 Hydrogenated Castor Oil é usado em cosméticos capilares principalmente como emulsificante.

Essa classe de ingredientes é usada para “juntar” as fases oleosa e aquosa de uma formulação.

Água e óleo não se misturam sem a ajudinha deste tipo de ingredientes, e o PEG-40 Hydrogenated Castor Oil está sempre à postos para manter em uma fase só ingredientes que em condições normais, não se misturarariam.

O ingrediente é derivado do óleo de rícino e também pode ser usado como solubilizante para fragrâncias e outros ingredientes não-solúveis.

 

Cheiro, essência, fragrância, perfume…Neste produto, optamos por um aroma sofisticado frutal. Entre as notas de destaque estão o cassis, musk e sândalo.

A função do Phenoxyetanol não tem nada a ver com a beleza dos cabelos, mas com algo muito importante para a gente: a segurança do produto que você está usando.

Sabe aqueles ingredientes tudo-em-um, que oferecem uma gama de funções estéticas e de segurança tudo junto-e-misturado? Pois é… deixa a gente te falar de uma destas substâncias que usamos nos nossos produtos: o Caprylyl Glycol.

O que é que esse ingrediente está fazendo no meu produto se ele não faz nada pelo meu cabelo?

Calma aí que a gente já te explica.

O Disodium EDTA é uma substância de uma classe que aparece praticamente em todos os ingredientes cosméticos.

Estamos falando dos Quelantes ou Sequestrantes.

Esse segundo termo já dá uma pista do papel que estas substâncias desempenham, não é?

Grosso modo, o Disodium EDTA sequestra íons metálicos presentes naturalmente na água do chuveiro e que podem reagir com ingredientes da fórmula que você está usando.

Em regiões onde a água é muito dura (com muitos íons de cálcio e magnésio), são os agentes quelantes que ajudam a diminuir o impacto dessa água sobre os fios. No Brasil, pouquíssimas pessoas convivem com essa realidade (da água dura), mas em algumas regiões do mundo isso é um problemão pra quem gosta de cuidar do cabelo.

O que são essas substâncias com “EDTA” que aparecem em quase todos os cosméticos?

O Tetrasodium EDTA é um ingrediente quelante, que – apesar de não agir sobre os cabelos em si – é importante para garantir a qualidade do produto.

Os quelantes (chamados também de sequestrantes), atraem e “prendem” íons metálicos que existem naturalmente na água que sai do nosso chuveiro e que podem reagir com alguns ingredientes da fórmula do produto que você está usando

Aqui no Brasil, em grande parte, esses íons não aparecem em grande quantidade, mas em outros lugares do mundo existem regiões onde o cabelo fica muito danificado pela oxidação destes íons ( principalmente de cálcio e magnésio).

A água dessas regiões é conhecida popularmente como “água dura”.

Ácido?!?! No meu cabelo?!?!?!?!

Opa, calma, não se assuste que a gente já te explica o que o Citric Acid está fazendo aqui.

Sabemos que o nome assusta mesmo porque logo remete à ideia de cabelo sendo destruído por uma substância borbulhante ou alisado por escovas progressivas fumacentas.

Mas, não se preocupe… O Citric Acid é usado, nas nossas fórmulas, apenas como ingrediente para regular o pH dos nossos produtos.

Às vezes, durante a fabricação de um cosmético, o pH vai sendo modificado à medida que ingredientes vão sendo adicionados. Por isso, usa-se uma quantidade bem pequena de substâncias ácidas (como o Citric Acid) para ir baixando o pH até a acidez ideal para o produto e compatível com o seu cabelo.

Mas cuidado… isso não quer dizer que todo produto com Citric Acid tem pH ácido (uma faixa de pH mais baixinha). Pode-se adicionar Citric Acid a uma mistura muito alcalina (com pH muito alto) em busca de baixar o pH, mas não necessariamente para faixas acídicas.

É como se você tivesse um café muito amargo e usasse só um pouquinho de açúcar. O café vai ficar menos amargo… mas não vai chegar a ficar doce.

Pode ser usado também como conservante, antioxidante e quelante.

Como uso esse produto:

Após a higienização e condicionamento dos fios, separe o cabelo ainda molhado em mechas e aplique o MOUSSE em suas mãos. Espalhe por todo o comprimento dos
fios. Conclua com leves movimentos amassando as mechas de baixo para
cima para realçar a curvatura dos seus cabelos.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart