A linha N só oferece Nutrição?

/
/
A linha N só oferece Nutrição?
Banner do Blog - nutrição linha N

Você já sabe que a Linha N possui uma fórmula com ingredientes super nutritivos. Os óleos e manteigas vegetais tornam a rotina com a linha N o ritual definitivo de nutrição que seu cabelo precisa. Distribuídas em sua fórmula, encontramos os seguintes ingredientes de nutrição:

  1. óleo de girassol,
  2. óleo de avelã,
  3. óleo de pracaxi,
  4. óleo de abacate,
  5. manteiga de abacate,
  6. manteiga de cupuaçu,
  7. manteiga de karité

Entretanto, os produtos da linha N têm uma série de ingredientes que oferecem outras vantagens, além da nutrição.

Hoje, nosso foco vai sair desse universo maravilhoso dos óleos e das manteigas vegetais para investigar a fundo quais são os demais ingredientes que compõe a linha N da Curly Care.

Descubra conosco o que o colágeno vegetal, a glicerina, os formadores de filme, os agentes condicionantes e os emolientes estão fazendo nestes produtos.

Colágeno Vegetal – do tratamento à finalização

Um dos ingredientes novos que entraram para o portfólio da Curly Care com a chegada da linha N foi o colágeno vegetal.

Esse ingrediente, encontrado na composição como Acacia Senegal Gum Extract é um extrato obtido a partir da goma de uma árvore chamada acácia.

Essa substância ficou conhecida como colágeno vegetal porque divide algumas características com o colágeno.

Uma destas qualidades é o altíssimo teor de um aminoácido chamado hidroxiprolina, além da presença de glicoproteínas com uma capacidade de adsorção aos fios, ou seja, a propriedade de manter-se “coladinho” ao fio mesmo depois do enxágue.

Outra vantagem do colágeno vegetal é a sua capacidade de atrair e prender água por higroscopia, ou seja, o extrato da goma acácia pode ser considerado um ingrediente de hidratação.

Mas, agora vem a terceira surpresa. O colágeno vegetal também pode ser considerado um ingrediente de reconstrução, pois sua composição é rica em uma série de aminoácidos que podem ser absorvidos pela fibra do cabelo.

E… segura essa informação: além de hidratação e reconstrução, este ingrediente ainda pode melhorar a resistência dos fios, pois ajuda a deixá-los mais flexíveis.

Na hora de finalizar os cachos, o colágeno vegetal tem um poder especial: a capacidade de formar filmes bem flexíveis. Ele ajuda a modelar, reduzir o frizz e manter a definição por muito mais tempo, com aspecto bem natural.

Glicerina – para equilibrar

Para formular produtos equilibrados, mesmo quando se trata de uma coleção que destaca a letra “N” (de nutrição), a gente dá um jeitinho de trazer um pouquinho do H (de hidratação).

A glicerina (que no rótulo aparece com o INCI Glycerin) é um agente higroscópico, ou seja, uma substância capaz de atrair e prender umidade.

Essa hidratação ocorre a partir de um processo simples: a glicerina é uma molécula instável que se estabiliza ao se ligar com moléculas de água, quando usada em produtos capilares, traz hidratação para couro cabeludo e cabelos secos e ressecados.

Ela é considerada um ingredientes padrão-ouro no quesito hidratação.

Formadores de Filme – para definir

O nome “Formadores de filme” pode parecer o de substâncias inimigas do cabelo, que sufocam e plastificam os cabelos, mas a verdade não poderia estar mais distante disso.

Estes ingredientes são usados em cosméticos porque podem formar finas películas superficiais, úteis em uma série de contextos.

Quando olhamos para a composição do Ativador de Cachos N, parte do poder de definição e de controle de frizz dessa fórmula é a presença de formadores de filme (como o Polyquaternium 7).

Eles ajudam na definição da curvatura dos seus cabelos, deixando para trás um “durinho” ao secar, que pode ser “quebrado” para um efeito mais solto e natural.

Agentes condicionantes – para desmaiar

Um formula de condicionador, máscara ou finalizador está fadada ao fracasso se o sistema de condicionamento não funcionar.

Primeiro, porque grande parte do controle do frizz tem a ver com o condicionamento.

Segundo, porque o desembaraçamento é 100% responsabilidade dos agentes condicionantes.

Terceiro, e não menos importante, aquela sensação que a gente adora de cabelo desmaiado presente na linha N (em especial no Condicionador e no Ativador de Cachos) depende muito da escolha dos agentes condicionantes.

Testamos uma série de agentes condicionantes para a linha N e escolhemos, a partir do resultado, em que produto cada um deles funcionaria melhor.

Aproveite o efeito desmaiado que você ama e agradeça ao poder dos agentes condicionantes das nossas fórmulas, sempre que sentir o cabelo desembaraçando sem esforço.

Emolientes – para um cabelo super macio

Os óleos vegetais, muitas vezes, funcionam como emolientes naturais.

Mas, existem emolientes de outras categorias que podem agir de forma muito mais eficiente e eficaz na aparência e na textura dos cabelos deixando-os mais macios e maleáveis.

Emolientes são, portanto, aquelas substâncias usadas para deixar o cabelo com um toque mais macio e escorregadio.

Nas fórmulas da linha N, alguns dos emolientes presentes são o Dicaprylyl Carbonate, Cetearyl Alcohol, Glycol Distearate e Glyceryl Stearate.

Por que uma linha de nutrição tem outros ingredientes?

Às vezes as pessoas perguntam: por que vocês colocaram ingredientes que não são nutritivos em uma linha de nutrição?

Costumamos responder com: por que não?

Por que pensar em uma fórmula limitada, quando se pode criar um produto completo, de alta performance e, com isso, chegar em um nível muito mais alto de resultado?

Talvez essa seja uma das grandes diferenças, aqui, na Curly Care. A gente não se contenta em ser uma boa marca de produtos profissionais.

Queremos ser a sua nova marca favorita de haircare.

Por isso, uma linha de nutrição não pode ser óbvia, ela precisa ser especial e completa… aquele passo a mais que quem cuida de cabelos com curvas está procurando.

Foi isso que esteve na nossa mente na hora de rechear a linha N com ingredientes nutritivos (e tantos outros ingredientes mais): uma fórmula completa com foco especial na nutrição.

Sabe de onde vieram estas informações?

Aquia. (2017). Go Green Solutions. São Paulo. 

Aquia. (n.d.). Cachos – Guia cosmético de cuidados para cabelos cacheados e crespos.

Barel, A. O., Paye, M., & Maibach, H. I. (n.d.). Handbook of cosmetic science and technology. CRC Press.

Draelos, Z. D. (2005). Hair care : an illustrated dermatologic handbook. Taylor & Francis.

Knowlton, J., & Pearce, S. (n.d.). Handbook of cosmetic science and technology. Elsevier.

Michalun, M. V., & Dinardo, J. C. (2015). Skin Care and Cosmetic Ingredients Dictionary (4th ed.). Milady.

Rowe, R. C., Sheskey, P. J., Owen, S. C., & American Pharmacists Association. (2009). Handbook of pharmaceutical excipients. APhA/Pharmaceutical Press.

Tobin, D. J. (2005). Hair in toxicology : an important bio-monitor. Royal Society of Chemistry.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart