Acidificação + Nutrição: como esse combo ajuda a combater a porosidade
Muita gente fala que tem o cabelo poroso, mas você entende, de fato, do que falamos quando usamos a expressão “porosidade capilar”?
Vamos começar o post de hoje fazendo um verdadeiro resumão sobre porosidade capilar, mas você pode ler um texto completo sobre esse assunto clicando aqui.
Você sabia que se olharmos a superfície de um fio de cabelo em um microscópio superpotente poderemos perceber uma série de buraquinhos na camada mais externa do cabelo?
Essa parte de fora do fio (a cutícula) é feita de camadas de células mortas, achatadas e sobrepostas, como escamas.
Por conta dessa sobreposição, existem frestinhas, furinhos, e é por isso que o cabelo é capaz de absorver, por exemplo, líquidos e óleos.
Usa-se a expressão “porosidade capilar” para falar desta característica furadinha que os cabelos têm.
- Cabelos com porosidade alta têm muitos desses furinhos. Os líquidos são absorvidos sem esforço, mas também são “perdidos” com facilidade.
- Fios com porosidade média têm um nível considerado normal de furinhos e devem ser cuidados a título de manutenção.
- A porosidade baixa têm absorção de líquidos dificultada, pois os buraquinhos são poucos.
Todo o cabelo têm, naturalmente um nível de porosidade, mas esse nível pode mudar por conta de fatores biológicos (questões hormonais e de envelhecimento) e ambientais (danos físicos e químicos).
Por esse motivo, é preciso ficar de olho na porosidade dos cabelos e quando ela se mostra excessiva, podemos controlá-la com a ajuda de alguns tratamentos.
Estamos falando da acidificação e da nutrição capilar. Você sabe como cada uma dessas etapas de cuidados age sobre a porosidade? Não sabe? Então, se liga, que falaremos de cada uma delas a seguir.
O que é Acidificação Capilar?
Faixas levemente ácidas de pH oferecem uma série de benefícios para os cabelos: cachos mais alinhados, resistentes e brilhantes.
Um tratamento acidificante é aquele que procura submeter os cabelos a estes intervalos de pH, na tentativa de reequilibrá-los.
Cabelos muito porosos, como aqueles danificados por calor intenso ou que passaram por descoloração, coloração e outros procedimentos químicos podem ficar ressecados, sem brilho e ásperos ao toque.
Nestes casos, às vezes, mesmo ao usar boas máscaras de tratamento, os fios continuam com as mesmas características. A aplicação de um bom acidificante pode reverter esse quadro, trazendo de volta a resistência, o brilho e a definição da sua textura.
O que é Nutrição Capilar?
A haste do nosso cabelo é composta de um material semelhante às nossas unhas, um tecido que não é capaz de se regenerar sozinho.
Nutrição capilar é aquele tratamento feito com fórmulas ricas em certos óleos vegetais.
A gente diz “certos óleos”, porque existem estudos que demonstram que determinados óleos vegetais são capazes de penetrar na fibra do cabelo.
A partir disso, generaliza-se uma tese: a de que óleos vegetais ricos em ácidos graxos saturados e monoinsaturados são mais facilmente absorvidas pelo cabelo por conta de suas cadeias mais simples.
Fios danificados e excessivamente porosos podem encontrar nos tratamentos de nutrição uma forma de reposição (pelo menos temporária) de lipídeos que os fios de cabelo perderam.
Com esse reforço os cabelos ganham resistência, flexibilidade, maciez e corpo.
Como a Acidificação pode ajudar nos casos de porosidade elevada?
Fios porosos, quando molhados, têm uma tendência de absorver mais água que fios com porosidade média ou baixa.
Sabe o que acontece quando cabelo é submetido a faixas de pH altas (alcalinas)? Os fios absorvem ainda mais água e isso faz com que os fios aumentem (de forma exagerada) o seu diâmetro.
Esse movimento de expansão da fibra de cabelo pode danificar a cutícula e piorar os quadros de porosidade elevada.
Um bom tratamento de acidificação ajuda a diminuir essa absorção de água em excesso. O pH baixinho contribui ao “apertar” as escamas da parte mais externa dos cabelos umas contra as outras.
Isso faz com que os “furinhos” entre as escamas fiquem mais estreitos e a água tenha mais dificuldade de entrar nos fios, inchando e danificando menos a fibra.
Como a Nutrição pode ser útil na rotina de quem tem cabelo poroso?
É bem comum que a primeira resposta a quadros de porosidade excessiva seja a acidificação.
Vimos, nos item acima, que tratamentos acidificantes ajudam a controlar a porosidade dos cabelos através do mecanismo específico de “compressão” das escamas externas dos fios.
Mas, o que poucas pessoas percebem, é que a nutrição é um aliado superimportante na manutenção de fios porosos.
Por aumentar a carga de lipídeos no interior dos fios, a nutrição ajuda a repelir o excesso de água no interior da fibra capilar, impedindo o inchaço excessivo, que danifica a cutícula e piora o quadro de porosidade.
Ritual “Xô Porosidade” com Acid C e Manteiga N – Curly Care
Já pensou no poder de uma ação em duas frentes para espantar a porosidade?
- Comece lavando o cabelo;
- Enxágue;
- Aplique a Acid C (se for em casa) ou a Acid C Pro (se estiver no salão);
- Faça a pausa e enxágue;
- Aplique a Manteiga N;
- Faça a pausa e enxágue;
- Aplique o High Condition, para terminar de desembaraçar e selar;
- Enxágue e finalize como mais gosta
Na primeira parte do tratamento, procuramos fechar as cutículas do cabelo e selar os fios, através da aplicação da acidificação.
Em um segundo momento, entramos com o tratamento de nutrição que ajuda a impedir que o cabelo absorva água em excesso, o que evita que novos danos ocorram ao fio.
Com esse duplo-ataque a gente consegue remediar a porosidade atual e ainda agir de forma preventiva para evitar a piora do cabelo poroso.