Box Braids: como fazer a manutenção desse penteado

/
/
Box Braids: como fazer a manutenção desse penteado

As tranças são um estilo de penteado que tem raízes profundas na história e na cultura africana. Essas tranças são mais do que apenas um estilo de beleza; elas têm significados culturais e históricos profundos.

As Box Braids têm uma origem rica e significativa na história e na cultura africana. Elas passaram por uma jornada de resistência, identidade e celebração ao longo dos séculos. Hoje, as tranças continuam a desempenhar um papel importante na expressão pessoal e na preservação da herança cultural africana, enquanto também são apreciadas por sua beleza e versatilidade.

As tranças são incrivelmente elegantes e versáteis e podem ser usadas de várias maneiras: longas, finas, mais grossas ou curtas. No entanto, para manter a saúde do cabelo e o visual impecável e duradouro, é fundamental prestar atenção à manutenção adequada das tranças. Aqui estão algumas dicas essenciais para garantir que suas Box Braids continuem bonitas:

Durante o Processo de Trançar – Muito Cuidado

A dor é um sinal que nosso corpo nos manda para comunicar que algo não está bem. Tranças não deveriam causar dor!

Se é a sua primeira vez trançando o cabelo, peça para sua cabeleireira te ensinar a fazer o movimento de contra-tensão em que você pressiona com o dedo indicador a base tranças que a profissional está trabalhando, junto à raiz. Isso faz com que a trança “puxe” menos o couro cabeludo depois de pronta.

Tranças muito apertadas podem danificar a haste do cabelo, causando quebra desnecessária na hora de desfazê-las.

Quando a trança causa tensão junto à raiz também podem haver danos irreversíveis ao folículo. Quando isso acontece, ele pode passar a produzir um fio de cabelo mais fino ou deixar de produzir fios completamente.

Outra dica é tentar não trançar os fios novos (baby hair) da testa e têmporas. Se houver muita tensão nestes fios novinhos e as tranças forem um penteado constante, é possível que se desenvolva um caso de alopecia por tração, onde a testa vai ficando cada vez maior, a medida que os folículos da região vão sendo permanentemente danificados.

Se for usar fibra (kanekalon) na hora de trançar, tenha cuidado para não adicionar “peso” em excesso, equilibre a quantidade de cabelo e de fibra de cada trança.

Proteja à Noite

Use uma touca de cetim ou fronha de cetim para dormir. Isso ajudará a evitar o atrito que pode desfazer as tranças.

Manutenção das Tranças em Casa

Uma das principais dúvidas em relação ao cuidado das tranças é em relação à higienização. Peça todas as orientações para sua trancista mas lembre de algumas dicas.

  • Lave sempre que necessário, em média, uma vez por semana.
  • Comece molhando o cabelo, deixe a água correr e enxaguar bem os fios;
  • Para facilitar, dilua o shampoo em água e aplique com um frasco de bico fino, junto a raiz e nas tranças, massageie as áreas em que o couro cabeludo é acessível, sempre na direção da trança (e não “contra” a trança e nem em vai e vem);
  • Depois de enxaguar bem, use uma toalha de microfibra e seque sem esfregar, sem torcer e evite apertar. Vá encostando a toalha e deixe a fibra absorver a umidade das traças.

Depois da toalha, você pode deixar as tranças secarem ao natural. Se precisar acelerar o processo, use uma touca difusora ou um secador.

Depois de Tirar as Tranças – Dicas

Não se assuste! Tenha em mente que perdemos cerca de 100 fios de cabelo por dia.

Todos os fios que você perdeu durante o tempo em que esteve com as tranças estão dentro da trança e a quantidade de fios perdidos pode assustar.

As tranças podem ser usadas por períodos de no máximo 8 a 12 semanas.

O tempo de pausa entre uma sessão de tranças e outra deve ser respeitado, ajude seu cabelo a se recuperar por 2 a 4 semanas antes de trançá-lo novamente.

Lembrando que, embora as tranças afro sejam duradouras, é importante não mantê-las por um período muito longo para evitar danos ao cabelo natural. Com os cuidados adequados, você pode aproveitar esse penteado e expressar sua individualidade com confiança!

Ficou com vontade de testar tranças no seu cabelo?

Sabe de onde vieram estas informações?

Davis-Sivasothy, A. (2011). The science of black hair : a comprehensive guide to textured hair care.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart