O que aprendi como cabeleireira – 5 dicas por Samara Rosa

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O que aprendi como cabeleireira – 5 dicas por Samara Rosa

Você segue a Curly Care no Instagram? Se a resposta for “sim”, com certeza você já conhece a Samara Rosa, cabeleireira e nossa responsável técnica.

Samara está sempre trazendo informações relevantes sobre cuidados com os cabelos crespos, ondulados e cacheados, dicas sobre manutenção de cabelos descoloridos e coloridos, além de diversos truques para usar os produtos Curly Care para obter os resultados que você procura.

Mas, hoje, vamos trazer essa expertise dela aqui para o blog da Curly Care, para te contar uma série de lições que Samara aprendeu na trajetória como profissional especializada em cabelos com textura.

Em tom descontraído, leve e bem-humorado, Samara nos convida a espiar o que se passa quando um profissional disponibiliza sua cadeira para um atendimento que vai além do corte e finalização.

Vamos descobrir o que ela separou para a gente?

1) Influencie: Seja uma Inspiração para Outras Pessoas

Para Samara, a vontade de trabalhar com cabelos naturais surgiu de forma espontânea, a partir da própria experiência de transição.

Depois do big chop, o cabelo foi crescendo, as pessoas vinham perguntar o que ela usava no cabelo, como ela fazia para cuidar.

Mas, não foram só elogios. No ambiente em que ela trabalhava, na época do Big Chop, também surgiram comentários desagradáveis sobre o cabelo natural.

As críticas maldosas e, em especial, os elogios de dúvidas de outras mulheres em busca de cuidados com os próprios cabelos, motivaram a jovem, que já trabalhava com outras áreas de beleza a investir em uma formação na área de cabelos com textura.

Hoje, com os cabelos coloridos, Samara tem a possibilidade de viver o que ela fala para suas clientes: você pode ser uma profissional bem-sucedida e ter o cabelo que você quiser.

As cores-fantasia que ela usa no dia-a-dia estão ali também como inspiração, como uma provocação para que mais mulheres saiam de um padrão imposto.

2) Apesar de exigir mãos habilidosas, o trabalho também é feito com os ouvidos

Samara acha que uma ferramenta essencial no seu atendimento é a disposição para escutar o que suas clientes trazem para a sua cadeira.

Usando um termo bastante utilizado no marketing, a cabeleireira diz que é essencial que o profissional possa entender a “dor” de quem chega na sua frente.

Entendendo as dificuldades do seu cliente, ela pode questionar, instigar e pensar em soluções criativas. Não se trata de desmerecer os aspectos técnicos do corte, mas de agregar a eles um diferencial: a escuta.

Samara acha que muitas clientes procuram profissionais especializados em cabelos com textura, porque querem ser compreendidas, querem conversar com alguém capaz de entender pelo que ela já passou: “É uma troca enorme”

“Você precisa se preocupar com essas questões, porque se não… você é só mais um” – afirma categoricamente a cabeleireira.

3) Cada pessoa tem seu ritmo: não tem fórmula que funcione para todo mundo

Ouvir sua cliente, ouvir a dor dela faz com que você entenda que cada corte tem motivações diferentes.

Que cada transição tem suas próprias motivações.

Que a quebra de padrão de uma cliente pode ter um motivo completamente diferente para a outra.

Por isso, é importante que você escute e ofereça para cliente uma solução personalizada, que seja adequada para a realidade dela.

4) Jogue Limpo: sempre fale a verdade

“Hoje, às vezes, eu demoro mais tempo do atendimento conversando com a cliente do que fazendo o corte” – Samara diz isso porque acredita que entender o que se passa na cabeça de suas clientes é essencial.

Quando se trata de uma demanda de transição capilar, essa conversa é ainda mais clara e franca.

“Muitas vezes eu não corto o cabelo dela naquele momento porque eu sinto que a pessoa não está preparada”.

Através dessa possibilidade de conversar de forma franca e aberta, você conquista a confiança dessa pessoa e, provavelmente, a fidelidade dessa cliente.

5) A Persistência é uma virtude essencial

O mercado de cabelos naturais está em uma trajetória ascendente, mas nem sempre é possível construir uma carreira, nesse meio, de forma imediata.

Como quase tudo na vida, é preciso um período de aprendizagem, de prática, de construção…

Não dá para colher frutos antes de plantar, regar, podar e esperar.

Se você está começando a trabalhar nesse mercado, não desista, porque vale muito a pena.

É essencial entender que não se trata apenas de dinheiro, que o profissional que trabalha com cabelo natural precisa ir além de uma atividade de rotina.

É importante se observar, para que o seu trabalho não seja banalizado, para que sempre exista uma oportunidade de se transformar um pouquinho através da transformação das suas clientes.

O Cabelo Natural para além da estética

O olho de Samara brilha quando ela fala da possibilidade de entender a prática do profissional de beleza como algo além da aparência.

Não se trata, para ela, de um corte novo e uma finalização, não é uma questão somente externa.

Quando uma cliente sorri, ao se ver transformada, na frente do espelho, Samara se sente um pouco transformada junto com ela.

Para a profissional, esse tipo de transformação (por fora e especialmente por dentro) é uma atividade muito gratificante.

Em seus atendimentos, ela busca esse resultado, essa transformação, que apesar de ocorrer do lado de fora, se opera também internamente, fortalecendo a autoestima de quem sai, renovada, do seu espaço de trabalho.

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