Pente Garfo: História, Simbologia, Representatividade e Como utilizá-lo

/
/
Pente Garfo: História, Simbologia, Representatividade e Como utilizá-lo

Não é à toa que o pente garfo se tornou um símbolo durante os anos 70, época em que (nos Estados Unidos) sobrepunham-se o movimento pelos direitos civis dos negros e uma época fervente de contracultura.

A ferramenta e acessório de beleza tem uma longa história e remonta a tempos mais antigos do que muita gente imagina.

Hoje, falaremos sobre as possíveis origens do pente garfo, alguns dos símbolos associados a ele e um pouquinho sobre representatividade.

No final deste texto, ainda vamos te dar dicas de como usar o pente garfo para turbinar o volume do seu cabelo e mostrar para todo mundo que black is beautiful, #TakeBackThePower!

Onde surgiu o pente garfo?

Por mais que algumas pessoas achem 1970 uma data bastante antiga, o pente garfo não nasceu na década de setenta, na verdade, esse objeto tem muito mais idade do que isso.

Uma exposição em 2013, no Museu Fitzwilliam, em Cambridge na Inglaterra, exibiu pentes garfo com mais de cinco mil anos.

Nesse espaço foi possível ver que objeto mudou pouco (ou quase nada) ao longo do tempo. As centenas de pentes expostos na exibição, curada por Sally-Ann Ashtonno, seguem – quase todos – o mesmo padrão: os dentes pontudos são agrupados em um corpo, muitas vezes decorado.

Esse “cabo” adornado, e outras evidências como esculturas antigas, sugerem que os pentes-garfo não eram apenas utilitários, servindo para muito mais do que apenas o papel de pentear os fios.

Os pentes garfo eram também (assim como nos anos 70), adornos usados presos aos fios, como símbolos status, afiliação a determinado grupo ou crença religiosa, por exemplo.

Na África ocidental, mulheres e meninas esculpiam seus próprios pentes, muitas vezes cheios de detalhes e, frequentemente, trocavam estes acessórios como presentes.

Em Gana, por sua vez, era comum que os pentes-garfo fossem dados como presentes de casamento.

No Egito antigo (a gente falou que o pente garfo era antigo, não falou?), os pentes garfo eram feitos de ouro e eram usados como símbolo de nobreza.

A temporada desta exposição já acabou, mas um pouquinho dela pode ser conferido pelo Instagram @afro_combs.

O pente-garfo como símbolo contracultural

Agora que já sabemos que o pente-garfo surgiu há milhares de anos, podemos falar sobre a importância simbólica deste acessório durante um período tenso na história americana.

Durante a época do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, há mais de 50 anos atrás, o pente garfo era usado como uma insígnia, um símbolo político que funcionava como uma identificação entre pares.

Com o movimento black is beautiful, cujo objetivo era desconstruir a noção de “beleza” baseada em um padrão eurocêntrico de aparência, o pente garfo voltou a ser usado como símbolo, mas dessa vez de resistência e oposição à opressão racial.

Lembra que falamos dos cabos adornados dos pentes garfo? Um dos motivos mais comuns nestes adornos, durante esta época, era o de um punho fechado, um símbolo de resistência antirracista. Novamente, o pente garfo passa a ser usado, não apenas para avolumar o black, mas como forma de mostrar-se filiado a algo, parte de um grupo, a voz de uma causa.

Pente garfo aqui, agora e hoje

Por mais que a ferramenta nunca tenha deixado as prateleiras desde os anos 1970, o pente garfo desapareceu de muitas penteadeiras durante os anos 2000 com a onda dos alisamentos, abrindo espaço para chapinhas, secadores e outros apetrechos para alisar os fios.

Com o movimento em prol dos cabelos naturais ganhando força nos últimos anos, muitas mulheres (re)descobriram o pente garfo e, semelhante ao movimento nos anos 1970, o objeto voltou ao status de símbolo.

O pente garfo agora é estampa de blusinha, versões em miniatura foram transformadas em brincos, versões em tamanho real são usadas como pingentes de colares…

O pente garfo está aí pra dizer pra todo mundo “cabelo com textura é sinônimo de poder”

Como utilizar o pente garfo

O principal objetivo do pente garfo é ajudar a turbinar o volume dos fios.

Sabe quando você faz aquela finalização bem definida e acaba perdendo volume, o pente garfo pode te ajudar a dar aquela volumizada no cabelo.

Diferente de um pente comum (ou de uma escova), o pente garfo tem dentes super longos e esse é o segredo para criar volume de forma controlada.

Já falamos anteriormente, aqui no blog, que para ter volume é preciso “desmanchar” a definição.

Com o pente-garfo é possível fazer esse processo de forma super-concentrada: junto à raiz dos cabelos.

É só espetar os dentes do pente garfo entre os fios, na horizontal, paralelo ao couro cabeludo e puxe (delicadamente) alguns centímetros, para cima, algumas vezes.

Retire o pente e veja como ficou. Se quiser mais volume, é só ir repetindo esses passos simples.

Você usa pente garfo no seu dia-a-dia? Conta pra gente de que forma você utiliza e se o cabo do seu pente tem alguma decoração especial.

Sabe de onde vieram estas informações?

Ashtonno, Sally-Ann (curadora). (2003). Origins of the Afro comb. Museu Fitzwilliam.

Heywood, Felicity. (2003). The afro comb: not just an accessory but a cultural icon. The Guardian 07/07/2013.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart