Proteção térmica: por que ela é tão importante para os fios?

/
/
Proteção térmica: por que ela é tão importante para os fios?

Quando falamos de leave ins, pensamos em uma série de benefícios que estes produtos podem trazer.

Um dos pontos importantes desse tipo de produto é a capacidade de desembaraçar os fios e ajudar a modelar a curvatura dos cabelos.

Benefícios adicionais podem ser o aumento de brilho, a presença de ingredientes hidratantes e a redução do frizz, por exemplo.

Uma característica interessante, presente em alguns finalizadores, é a capacidade de diminuir os danos provocados pelo uso de ferramentas de styling como o secador, a chapinha, babyliss e outras fontes de calor.

Hoje, vamos falar um pouco a respeito dos danos que este tipo de ferramenta pode ocasionar, explicar a importância da proteção térmica, falar de alguns mitos e terminar com algumas dicas para quem usa ferramentas de calor no dia-a-dia.

Pronta para ficar craque em proteção térmica? Então, vamos lá!

Qual a diferença entre proteção térmica e proteção solar?

Esse é um ponto que gera bastante confusão: uma coisa é uma coisa… e outra coisa é outra coisa.

Produtos capilares com proteção solar são aqueles formulados com filtros solares, substâncias que absorvem e refletem os raios do sol com o objetivo reduzir o impacto da radiação solar nos cabelos.

Já o dano térmico tem a ver com calor, com a aplicação de fontes diretas de calor junto aos cabelos, em especial de ferramentas de estilização.

Mas, que tipo de dano meu cabelo pode estar sofrendo pelo uso de secador, chapinha, babyliss e outras fontes de calor?

Dano térmico: como o styling com aparelhos quentes pode estragar os seus fios

Os cabelos são constituídos de um material incapaz de se regenerar.

Quando danificamos a pele, por exemplo, nosso corpo põe em movimento uma série de mecanismos de reparação que curam, regeneram e cicatrizam a área atingida.

O cabelo não conta com esse tipo de sistema de reparo: quando o cabelo é danificado, sua regeneração não acontece de forma natural.

Em especial quando usamos ferramentas de calor acima dos 200 graus, corremos o risco de danificar os cabelos de forma permanente.

Esses danos podem ter extensão e gravidade diferentes.

Ferramentas de calor podem ocasionar, por exemplo, a diminuição da duração de tinturas, acelerando a perda dos pigmentos depositados durante o processo de coloração.

Mas, o calor pode provocar danos bem mais complicados do que o desbotamento precoce da sua tintura.

Danos à cutícula capilar induzidos por calor

O calor também danifica a parte externa dos fios, formando rachaduras, buracos e microporos.

Todos esses danos externos aumentam a porosidade dos fios.

Se você não sabe o que é porosidade capilar e como ela afeta a saúde dos cabelos, clique aqui e leia um texto bem completinho sobre o assunto.

A fragilização da cutícula capilar também aumenta a chance de quebra, pois os fios perdem parte de sua estrutura (e proteção natural).

O mesmo processo está envolvido no aparecimento ou piora de pontas duplas.

Danos às proteínas capilares provocados por ferramentas de styling

O uso de ferramentas de calor pode causar danos térmicos significativos à queratina, a proteína da qual nossos cabelos são feitos.

Como já citamos anteriormente, os fios são incapazes de regeneração, e esse dano estrutural é irreversível.

O que acontece é que as proteínas não resistem ao calor extremo e sofrem um processo deformativo chamado desnaturação.

Se você pensa que está à salvo porque não usa chapinha há muitos anos, gostaríamos de deixar algo muito claro: o calor do secador também é capaz de desnaturar as proteínas do cabelo.

A incidência de danos é diretamente proporcional à temperatura da ferramenta, ou seja: quanto mais quente, pior o dano.

Importância da proteção térmica capilar

Produtos com proteção térmica são indispensáveis quando a secagem ou styling envolve ferramentas de calor.

Testes científicos quantitativos mostram que os cabelos tratados com polímeros de proteção térmica tiveram redução significativa de quebra capilar quando comparados com cabelos que não foram tratados com protetores térmicos na finalização.

Além disso, a desnaturação da queratina também foi reduzida em testes com proteção térmica.

Sabemos que, em especial nos dias mais corridos, cabelos com textura dependem do combo secador+difusor.

Por isso, todos os finalizadores da Curly care contam com proteção térmica.

Desse jeito, você pode finalizar os cabelos com seu produto Curly Care preferido, usar o difusor sem o peso de estar fritando seus cabelos.

Cuidados ao usar ferramentas de calor nos cabelos

Na hora de usar o secador e outrtas ferramentas quentes de estilização dos fios é essencial ficar de olho em alguns fatores.

  1. Proteção térmica: Nem precisamos explicar para você os detalhes, porque esse texto já te mostrou o quanto essa etapa é imporante na hora de usar ferramentas de calor;
  2. Evite deformar os fios: Em especial no caso de cabelos com textura, evite “esticá-los” para não deformar a curvatura;
  3. Temperatura: Lembre-se que os danos são proporcionais à temperatura. Use sempre a temperatura mais baixa possível;
  4. Distância: No caso do secador, que não precisa ser encostado nos fios, você pode diminuir parte do dano aumentado a distância entre o bocal do secador e o seu cabelo.
  5. Não “pare”: Manter a fonte de calor constantemente na mesma área do cabelo certamente acarretará em danos mais graves. Mantenha o secador sempre em movimento.
  6. Frequência: Aumentar o intervalo entre o uso de ferramentas de styling ajuda a reduzir os danos térmicos a longo prazo.

Com essas dicas você, certamente, fará um uso muito mais consciente das suas ferramentas de calor.

Sabe de onde vieram estas informações?

Mustafa Varçin, Britta Arendes, Peter-Grant Ross, Maria Labedzka, Slobodanka Tamburic (n.d.). An ex vivo comparison study: the effect of a fatty acid ester and a cationic silicone derivate on the protection of hair colour from washing and heat styling exposure.

S. Herrwerth, I. Ulrich-Brehm, U. Kortemeier, P. Winter, M. Ferenz, B. Grüning. (2009). Silicone Quaternium-22: New Silicone Technology for Premium Hair Conditioning with Additional Benefits. International Journal for Applied Science. v.135 n.6.

Y. ZHOU, R.; RIGOLETTO, D.;KOELMEL, G.; ZHANG, T.W. GILLECE, L. FOLTIS, D. J. MOORE, X. QU, and C. SUN. (2011). The effect of various cosmetic pretreatments on protecting hair from thermal damage by hot fl at ironing. Journal of Cosmetics Science 62.

Bender, M. ; Massey, L. & Chiel, D. (2011). Curly Girl: The Handbook. Workman Publishing Company.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart