5 dicas de gestão de produtos para salão de beleza – Estoque

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5 dicas de gestão de produtos para salão de beleza – Estoque

QUANDO FALAMOS EM GESTÃO DE ESTOQUE MUITOS PROFISSIONAIS DE BELEZA ACHAM QUE ISSO SÓ DIZ RESPEITO A GRANDES SALÕES… E NÃO É BEM ASSIM

Entender quanto você gasta de produtos, onde está gastando, frequência de reposição e o custo destas operações pode ser fundamental para a saúde financeira do seu negócio. Vem com a gente ver 5 dicas de gestão de produtos aplicadas ao seu estoque.

1) Você sabe quanto usa de produto em uma cliente?

Quando se trata de cuidados capilares, apesar de muitas vezes aprendermos de forma bastante formal (com uso de pesos e medidas), na prática acabamos substituindo os instrumentos de medição pelo “olhômetro”.

O problema desta forma de medição é que não se tem uma padronização de processos e sem uma medição do uso dos produtos é difícil fazer a previsão de quanto será gasto e quando será preciso fazer a reposição dos produtos.

Você deve estar se perguntando: Mas, de que jeito vou medir quanto shampoo uso para uma cliente no lavatório ou quanto acidificante é aplicado em uma cliente que paga por esse serviço?

2) Medir quanto se usa de produto… mas, como?

A verdade é que muitos salões especializados em cabelos com textura já estão trabalhando desse jeito: medindo e padronizando o uso de produtos na higienização, tratamento e finalização. As medições são feitas das mais diversas formas.

Alguns profissionais usam seringas para medir (em mililitros) quanto produto será usado em cada comprimento de cabelo.

Outros salões, que já têm o costume de usar a balança de precisão em preparações de descoloração e coloração, fazem a medição em miligramas.

Em outros espaços, a substituição de tampas originais por “pumps” padronizados ajudam a estimar quanto produto será usado a partir do dispensador.

3) Você sabe quanto usa de produto em um mês?

Para fazer essa estimativa, talvez seja necessário ampliar um pouco a visão do seu negócio e manter uma planilha organizada com alguns dados.

Você começa descobrindo quanto usa de produto em cada tipo de serviço.

Depois disso, com a ajuda do software de gestão do seu salão (ou de uma planilha de dados alimentada diariamente) você pode ter uma ideia de uma média de atendimentos em cada serviço que depende daqueles produtos.

Fazendo uma multiplicação da média pelo volume de produto utilizado você tem uma estimativa de quantos frascos de cada produto precisa para cada mês.

4) Por que é importante pensar nesse planejamento?

Primeiro porque o valor gasto em produtos precisa estar contemplado no valor cobrado por aquele serviço.

Se você tem uma ideia clara de quanto está gastando, fica mais fácil repassar esse valor sem exagerar e sem ficar no prejuízo.

Outra vantagem é saber de quanto em quanto tempo precisa fazer a reposição destes produtos.

Se você sabe quanto cada produto dura, em média, no salão, outra vantagem é a de pensar em compras mais volumosas, mais espaçadas e com maiores descontos. Mas, para isso, você precisa saber quanto usa de produto em um período mais longo e garantir que no final desse prazo os produtos continuem na validade.

5) Converse com sua equipe sobre os produtos que você usa no salão

A comunicação não é um blá-blá-blá de cursos de gestão… Uma equipe de trabalho que se comunica bem erra menos e é muito mais produtiva.

Estimule a comunicação entre a equipe do salão e os gestores, incentivando a comunicação em relação aos produtos do estoque.

Talvez o profissional que trabalha na área de corte não tenha a mesma visão de quem está no lavatório. Se todo mundo troca ideias, é possível encontrar soluções criativas e mais eficientes em relação aos produtos usados no salão.

Estoque de venda: salão como revendedor

Muitas clientes, ao frequentarem salões que usam produtos de marcas profissionais, se interessam pela compra destes produtos.

Isso acontece porque elas percebem a qualidade dos produtos na prática e gostariam de estender esse resultado para o dia-a-dia.

Nesses casos, o único cuidado é manter uma planilha ou software de estoque atualizado, para não ser pega de surpresa porque vendeu para uma cliente a última unidade de um produto indispensável para os atendimentos no salão.

Fora isso, a venda de produtos só traz vantagens. Você aumenta seu ticket médio vendendo os produtos que você já compra para o seu estoque.

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