Marshmallow: conheça nossa máscara HNR
Você sabia que a Curly Care tem uma máscara de tratamento que combina, em um produto só, ingredientes de hidratação, nutrição e reconstrução?
A Marshmallow é uma máscara inteligente, desenvolvida com alta concentração de ingredientes ativos para um tratamento completo dos fios.
Mas, do que é feita a máscara Marshmallow?
Confira com a gente um tour pelos principais ingredientes do tratamento HNR da Curly Care!
Um trio que você precisa conhecer
Extrato, óleo e proteína. Todos os produtos da Curly Care têm, pelo menos, um ingrediente em cada uma destas categorias.
Na Marshmallow, o ingrediente escolhido como extrato vegetal é o sumo das folhas da aloe vera (a famosa babosa).
O suco da babosa é riquíssimo, sendo composto por mais de 70 nutrientes e aproximadamente 200 compostos ativos (entre eles 20 minerais, 18 aminoácidos e 12 vitaminas).
Já na categoria de óleos vegetais, escolhemos três ingredientes: a manteiga de karité e os óleos vegetais de coco e de semente de uva.
Este último tem Ômega 6, vitamina E, carotenóides e polifenóis. O óleo de coco é composto de 90% de ácidos graxos saturados e a manteiga de karité é rica em ácidos graxos, precursores de vitaminas, triterpenos, fitoesteróis e muito mais.
Para terminar o nosso trio, vamos falar da proteína escolhida para a Marshmallow.
A Curly Care é uma empresa vegana e, por conta deste posicionamento, nossos ingredientes nunca têm origem animal.
A proteína vegetal escolhida para nossa máscara HNR é a proteína do arroz. A substância passa por um processo de hidrólise que a deixa em pedacinhos tão pequenos que parte deles consegue entrar “dentro” da fibra capilar.
Na hora de Hidratar os fios, o que é que a Marshmallow tem?
Se a Marshmallow é uma máscara HNR, qual é o ingrediente que oferece ação hidratante para os fios?
A escolha do extrato de babosa não se deu de maneira aleatória, é justamente esta substância natural que garante que a máscara tenha efeito hidratante.
O gel extraído das folhas da aloe vera tem propriedades hidratantes reconhecidas há muito tempo.
Esta propriedade, conhecida como higroscopia, fazem do extrato de babosa uma substância super hidratante, atraindo as moléculas de água e mantendo os cabelos hidratados por mais tempo.
O poder de higroscopia faz da babosa um ingrediente bastante versátil, podendo ser usado em praticamente qualquer parte da sua rotina de cuidados, desde a lavagem (passando pelo tratamento) até a finalização.
O óleo de semente de uva, através de um processo conhecido como oclusão, também pode proporcionar um reforço da hidratação, ao diminuir e retardar a perda de água para o ambiente.
Nutrição: O que a Máscara HNR da Curly Care pode oferecer para reposição de lipídeos?
O termo “nutrição capilar” gera polêmica pois pode remeter a uma ideia de “alimentação” dos fios.
Longe disso, o termo “nutrição” é usado coloquialmente para se referir ao processo estético através do qual repõem-se gorduras perdidas pelos fios de cabelo.
Para isso, é preciso que os ácidos graxos dos óleos usados sejam capazes de penetrar na fibra dos fios.
A Curly Care escolheu o óleo de coco e a manteiga de karité, pois são duas gorduras vegetais ricas em ácidos graxos saturados e monoinsaturados.
Estes ácidos graxos têm maior potencial de absorção pelos fios, proporcionando a reposição de conteúdo lipídico perdido pelos cabelos no dia-a-dia.
Já falamos do “H”, apresentamos os ingredientes do “N”, chegou a hora do “R”… “R” de Reconstrução
O que tem na Marshmallow para transformá-la nesse tratamento completo de HNR?
Além dos ativos hidratantes e nutritivos apresentados anteriormente, nossa máscara HNR tem proteína hidrolisada de arroz.
Essa substância é capaz de agir dentro e fora dos fios, melhorando a saúde e aparência dos cabelos.
Pedaços pequenos desta proteína entram dentro da fibra capilar, reforçando e aumentando a resistência de fios fragilizados.
Partes maiores se depositam na parte externa dos cabelos, corrigindo falhas na cutícula e “remendando” pontas duplas, deixando os fios menos porosos e com uma aparência de fios mais íntegros.
Para as Nerds da Beleza: Que outros ingredientes encontramos na Marshmallow, Curly Care?
Além de um bom tratamento hidratante, nutritivo e reconstrutor, uma boa máscara precisa oferecer outros benefícios, você não acha?
Pensando nisso, a Marshmallow foi formulada com ingredientes que ajudam a desembaraçar os fios, diminuir o frizz e deixar os cabelos mais brilhantes e macios.
Estamos falando dos agentes condicionantes e, neste tratamento completo, escolhemos não apenas um, mas três substâncias desta classe de ingredientes.
Especificamente, os escolhidos foram a Stearamidopropyl Dimethylamine, o Cetrimonium Chloride e a Guar Hydroxypropryltrimonium Chloride.
Estas substâncias têm cargas positivas (catiônicas) que se unem às partes negativas (aniônicas) dos fios para neutralizá-las.
É esse processo que ajuda a desembaraçar e diminuir a estática (um dos fatores que influencia o frizz), e garante que o efeito destes ingredientes continue agindo mesmo depois do enxágue.
A composição conta ainda com emolientes (como o Dicaprylyl Carbonate e Cetearyl Alcohol), que ajudam a deixar os fios mais sedosos e escorregadios ao toque, uma característica que muitas vezes descrevemos como “maciez”.
Além disso, a Marshmallow conta com sistema de preservação testado e confiável (a associação entre o Caprylyl Glycol e o Phenoxyethanol), que garante a segurança do produto contra contaminação de micro-organismos, sem depender de ingredientes suspeitos ou que possam causar danos a saúde.
O Pentaerythrityl tetra-di-t-butylhydroxyhydrocinnamate é outro ingrediente similar, já que ele não age sobre os fios, mas ajuda a manter a fórmula estável, evitando a oxidação de outros ingredientes.
Outras substâncias presentes na formulação ajudam a manter o produto em uma fase só (como aglutinantes e emulsificantes), além das substâncias que perfumam o produto, ingredientes importantíssimos para que a Marshmallow tenha o cheirinho delicioso de cassis, musk e sândalo que ela tem.
Sabe de onde vieram estas informações?
Barel, A. O., Paye, M., & Maibach, H. I. (2014). Handbook of cosmetic science and technology. CRC Press
Barve, K., & Dighe, A. (n.d.). The chemistry and applications of sustainable natural hair products. Retrieved February 5, 2018.
Davis-Sivasothy, A. (2011). The science of black hair : a comprehensive guide to textured hair care
S. B. Ruetsch & cols. (2001). Secondary ion mass spectrometric investigation of penetration of coconut and mineral oils into human hair fibers: Relevance to hair damag. Journal of Cosmetic Science v. 52 n. 3 pp.169-184.
Reynolds, T., & Dweck, A. C. (1999). Aloe vera leaf gel: A review update. In Journal of Ethnopharmacology (Vol. 68, Issues 1–3, pp. 3–37). Elsevier.
Rockenbach, I., Rodrigues, E., Gonzaga, L., & Fett, R. (2010). Fatty acid composition of grape (Vitis vinifera L. and Vitis labrusca L.) seed oil. Brazilian Journal of Food Technology.
Thoistrup, T., Marckmann, P., Jespersen, J., & Sandstrom, B. (1994). Fat high in stearic acid favorably affects blood lipids and factor VII coagulant activity in comparison with fats high in palmitic acid or high in myristic and lauric acids13. The American Journal of Clinical Nutrition., 59, 371–377.