O que muda no atendimento de clientes crespas?
MULHERES DE CABELOS CRESPOS MUITAS VEZES TÊM DIFICULDADE DE ENCONTRAR SERVIÇOS DE BELEZA ESPECIALIZADOS
Mas, se engana quem acha que bastam cursos de corte a seco e finalização. Estas clientes buscam espaços profissionais que, além do conhecimento técnico, ofereçam atendimento de qualidade. É por isso que usaremos a palavra-chave gentileza nos subtítulos do post de hoje
Seja Gentil com as mãos
Muitas pessoas acham que cabelos crespos são naturalmente mais grossos que os fios cacheados ou lisos.
Na verdade, os fios crespos costumam ser mais finos e muito mais delicados.
Essa fragilidade, faz com que os fios crespos necessitem de uma gentileza a mais durante todas as etapas de cuidados.
Em especial durante a etapa de desembaraço, é necessário paciência e gentileza para não quebrar os fios.
Use produtos, ferramentas e técnicas adequadas para não machucar a sua cliente.
Seja Gentil na Hora de lavar
Shampoos tradicionais são formulados com detergentes agressivos demais para as fibras dos cabelos crespos.
A gentileza aqui entra na escolha dos higienizadores do seu lavatório.
Escolha alternativas suaves como o Shampoo Spume ou o Co wash No Spume para uma higienização gentil do coro cabeludo de quem tem os fios crespos.
O shampoo é formulado com surfactantes gentis e o co wash oferece o máximo de suavidade na hora de lavar o cabelo.
Escolha higienizadores gentis!
Seja Gentil na hora de secar
Cabelo crespos também precisam de cuidados na hora da secagem.
Hoje, em especial, não estamos falando da necessidade de trocar a toalha felpuda por alternativas de malha, microfibra ou papel.
No contexto do salão, é importante investir em secadores que permitam a seleção de temperaturas mais baixas para a secagem dos fios crespos.
Pela fragilidade que essa textura capilar apresenta, a utilização de difusores pode não ser gentil o suficiente.
É preciso associar o difusor com temperaturas mais baixas para não danificar os cabelos crespos com o calor do secador.
Seja Gentil nas palavras
Mulheres crespas têm, na maioria das vezes, um histórico de comentários maldosos sobre os seus cabelos.
Estas experiências vão desde uma situação de bullying na infância até comentários racistas na vida adulta como, por exemplo, no ambiente de trabalho.
Muitas clientes crespas já passaram, inclusive, por situações desconfortáveis em cadeiras de cabeleireiro, onde a gentileza não se fez presente.
Gentileza gera gentileza
O ditado diz que a gentileza oferecida é a consequência de uma gentileza recebida.
Por isso, seja gentil ao conversar e trabalhar com o cabelo crespo das suas clientes.