Redes sociais para salão de beleza: 4 dicas para você arrasar! – parte 01
A PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS É, HOJE, UMA DAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE PROFISSIONAIS DE BELEZA PARA CAPTAR E SE APROXIMAR DE CLIENTES
Muitos profissionais, entretanto, têm dúvidas de como gerir as redes sociais do salão. Vamos começar, hoje, uma série de postagens com 4 dicas para você não errar!
Você tem que estar nas redes sociais!
Todo mundo diz isso, não é?
A verdade, entretanto, é que você não é obrigada a ter um perfil profissional em nenhuma rede social.
Construir uma presença online é uma escolha.
Profissionais fazem esta escolha por considerarem uma forma prática e razoavelmente acessível de mostrar a qualidade do seu trabalho.
Porém, é necessário ter cuidado para que esse tiro não saia pela culatra.
Não adianta ter um perfil, por exemplo, no Instagram e cometer uma série de erros que acabam manchando o nome do seu salão e de sua equipe.
Por isso, fique de olho nas quatro dicas que vamos trazer hoje.
1) Com a sua cara: use conteúdo autoral
Muitos profissionais da área de beleza estão acostumados com os pôsteres e as sessões de fotos de revistas especializadas em cabelos.
Inspirados nestes exemplos, algumas pessoas caem na tentação de buscar fotografias de cortes de cabelo no Google e postam estas imagens nas redes sociais.
É preciso ter cuidado com direitos autorais. Fotos que você encontra na internet não são de domínio público. Evite ao máximo usar imagens que não foram fotografadas por você.
Sabe o que sua cliente quer ver? O seu trabalho!
Capriche nas fotos dos cortes que você faz, dos penteados, antes e depois da coloração… Mostre o seu potencial.
É justamente por isso que você não deve usar fotos de resultados de profissionais de outros salões. Faça propaganda dos profissionais do seu salão e não do trabalho dos outros.
2) Quer aparecer nas redes sociais de suas clientes?
Você quer que sua cliente fale do salão no Instagram Stories dela?
Acho que todo mundo gosta de uma propaganda boca-a-boca, não é?
Com a rapidez das redes sociais, o boca a boca ganhou ainda mais espaço.
Não tenha vergonha de incentivar sua cliente a marcar o “arroba” do salão.
Você pode se oferecer para tirar as fotos do resultado com o telefone dela em uma área bonita e iluminada do salão e ao devolver o aparelho para ela sugerir “não esquece de marcar a gente quando postar!“.
Tenha cuidado, entretanto para não parecer insistente ou desesperada… a naturalidade aqui é a chave do sucesso.
3) Talvez sua cliente também queira aparecer nas redes sociais do salão
Muitas pessoas amam a exposição que as redes sociais oferecem.
Elas estão sempre dividindo suas opiniões, looks, comprinhas e dicas na internet.
Se você já estiver à vontade nas redes sociais e tiver intimidade com algumas clientes que têm esse perfil, você pode perguntar para elas se elas querem aparecer no perfil do salão.
É muito importante pedir permissão antes de postar fotos de clientes porque, às vezes, algumas delas não se sentem confortáveis. Outras, entretanto, vão adorar a experiência, por isso, sempre peça autorização antes de postar.
Fique de olho também nas marcações do perfil do salão feitas em fotos nos perfis de clientes.
Sempre que possível, compartilhe o mais rápido que puder.
4) Responda, não deixe sua cliente esperando
Um dos pontos mais importantes de gestão de redes sociais é estar sempre de olho nos contatos de clientes.
Estes contatos podem aparecer em dois lugares, principalmente: no campo de comentários e nas mensagens diretas.
Responda o máximo de comentários que puder. Em especial se seu perfil ainda é pequeno, é essencial que haja interação entre o perfil do salão e os seguidores mais engajados.
As mensagens diretas também são importantíssimas.
Para muitas pessoas, não há distinção entre mensagens diretas em redes sociais e uma ligação telefônica.
Assim como você não deixaria o telefone da recepção tocando sem ninguém atender, os directs do Instagram (e outras eventuais redes sociais do salão) precisam ser respondidos em tempo hábil.
Seu salão está nas redes?
Se você ainda não tem um perfil nas redes sociais, vale a pena pensar na exposição que você está perdendo.
Um perfil de rede social é, nos dias de hoje, como um cartão de visitas moderno onde sua cliente encontra seus dados de contato, o endereço do salão e um montão de fotos e vídeos de trabalhos que você já fez.
E a melhor parte é que esse é um cartão que, diferente das versões de papel, está sempre no bolso da sua cliente, pode ser encontrado por qualquer pessoa e você pode atualizar todos os dias.
Pense nas oportunidades que você pode criar através destas ferramentas e no potencial que as redes sociais oferecem para o seu negócio.
Fique de olho aqui no nosso blog que em breve a gente publica a parte 2!